Vacina é a palavra que representa o ano de 2021 para os brasileiros

 

Funcionária prepara dose de vacina contra o coronavírus
Levantamento feito pela CNN mostra que o termo escolhido é também o mais buscado na internet; tema foi o mais abordado pela mídia durante o ano. Funcionária prepara dose de vacina contra o coronavírus. Dinuka Liyanawatte/Reuters. Lucas Janone da CNN, Rio de Janeiro

CNN Brasil - Vacina. Essa é a palavra que representa, para os brasileiros, o ano de 2021, quando o país começou a vacinação contra a Covid-19. De acordo com levantamento feito pela CNN, com base no cruzamento de dados de quatro instituições de pesquisa, ‘vacina’ foi o termo escolhido e também o mais buscado na internet pelos brasileiros no ano passado. O levantamento considerou o período de primeiro de janeiro de 2021 a 29 de dezembro do mesmo ano.

A pesquisa feita pela Consultoria Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia mostra que a palavra ‘vacina’ foi eleita por 22% da população como o termo mais importante do ano. De acordo com o levantamento, as palavras ‘esperança’, ‘fome’, ‘morte’, ‘desemprego’ e ‘isolamento’ também ficaram entre as finalistas em 2021.

“Isso mostra de forma muito convincente que a população brasileira não só acredita nas vacinas como também quer se vacinar. E é muito bom ver que a ciência está vencendo e que os brasileiros e brasileiras estão entendendo que se vacinar é a melhor forma de se proteger e preservar quem está em volta”, destaca Gulnar Azevedo, professora de epidemiologista do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Associado ao termo ‘vacina’, que somou mais de 250 milhões de buscas em 2021, a palavra ‘comorbidade’ aparece na segunda colocação entre os termos mais buscados pelos brasileiros neste ano. Segundo o levantamento da BMI consultoria, o termo registrou uma alta superior a 1000% em 2021, em comparação com o ano anterior. A procura por esta palavra cresceu quando, entre os grupos prioritários anunciados para a vacinação contra a Covid-19, estavam as pessoas com comorbidades, aponta a empresa especializada em dados cibernéticos.

Também compilado pela CNN, uma lista produzida pelo Dicionário Online de Português traz que, além de ‘vacina’, os termos ‘perseverança’, ‘amor’ e ‘pandemia’ figuram na TOP 10 de palavras mais buscadas pelos brasileiros durante o ano de 2021.

Os temas referentes à pandemia também foram os mais abordados pela mídia durante o ano, de acordo com um levantamento da empresa Knewin, a pedido da CNN. Foram 4.886.991 milhões de notícias que abordaram o tema ‘Vacina’ e ‘Covid-19’. Em segundo lugar apareceu as notícias sobre as Olimpíadas de 2021, com 465.711 publicações de veículos de reportagem entre janeiro e dezembro.

Postar um comentário

0 Comentários