No Hospital da Mulher atividades dedicadas ao Janeiro Branco alertam para o autocuidado

 

O ano começa com um alerta à saúde mental

Neste primeiro mês do ano atividades dedicadas às questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas estão sendo postas em prática no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, reforçando a campanha nacional Janeiro Branco.

Ações integradas com palestras, distribuição simbólica de laços brancos, rodas de conversa, mensagens de reflexão em balões e murais evidenciam a pacientes e colaboradores sobre a necessidade do autocuidado e autoconhecimento, importantes na prevenção ao adoecimento emocional.

Campanhas como esta combatem tabus, mudam paradigmas e orientam as pessoas, principalmente neste momento em que a pandemia impôs novos desafios à sociedade.

Segundo a psicóloga Vanti da Conceição Silva, o Janeiro Branco faz parte do calendário colorido das campanhas de conscientização, a exemplo do Novembro Azul e Outubro Rosa.

"Nosso corpo está ligado à mente e, por isso, é importante a atenção não só em janeiro, mas durante todo o ano no cuidado à saúde mental", ressalta.

Gilberte Lucas, diretora da Fundação Hospitalar, afirma que a Prefeitura de Feira prioriza programações como esta a fim de "sensibilizar a comunidade dos sinais de alerta emitidos por pacientes e acompanhantes que precisam da rede de apoio do poder público e toda empatia das equipes de saúde".


Postar um comentário

0 Comentários