Professores do Fundamental Anos Finais passam a ter gratificação de 15 por cento

 

A medida atinge aproximadamente 20% do quadro de professores efetivos da Educação

A valorização dos profissionais da Educação é uma das prioridades da gestão no Governo Colbert Martins Filho. Esta semana, a Prefeitura efetuou o pagamento da gratificação de 5% sobre os vencimentos, destinada a professores do Ensino Fundamental Anos Finais, conforme orienta a lei complementar de nº 115 – no quesito referente ao magistério, ela altera a lei nº 01, de 1994, que dispõe sobre o estatuto e sistema de carreira dos servidores do município.

A medida atinge aproximadamente 20% dos professores do quadro de profissionais efetivos da Educação.

“É um compromisso do Governo no sentido de valorizar o plano de cargos e salários dos servidores. Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos, a administração municipal efetuou o pagamento dessa gratificação de forma retroativa, atingindo todos os meses de 2020 e 2021”, salienta a secretária da pasta, professora Anaci Paim.

A gestora ainda acrescenta que todos os professores que tinham direito à gratificação foram beneficiados com o pagamento creditado nas contas na última segunda-feira, 27. A partir de agora, o percentual total, de 15%, é mantido nos salários para toda a categoria – os profissionais que atuam no Ensino Fundamental Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, já recebiam a gratificação.

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA

Outras medidas importantes vêm sendo adotadas para garantir a valorização dos profissionais da Educação, ressalta a professora Anaci Paim.

Segundo ela, as principais estratégias postas em prática no último ano foram: a qualificação do ambiente de trabalho nas unidades escolares a partir do investimento na infraestrutura e na melhoria do espaço; a reforma e ampliação das unidades escolares; a dotação dos ambientes com equipamentos tecnológicos, como a diretoria, secretaria e sala de professores.

Investimentos significativos também foram feitos na área tecnológica, com a aquisição de 2.233 computadores para as escolas e de 17 mil Chromebooks que estão sendo distribuídos nas unidades de ensino

“Eles viabilizam a mediação tecnológica entre os professores e alunos e proporcionam um recurso indispensável nas aulas, já que os estudantes passam a ter acesso a uma plataforma digital dirigida especialmente à Educação”, pontua a secretária.

Os cursos de formação continuada ofertados pela equipe pedagógica da Seduc – tanto para a orientação metodológica das práticas educativas em todos os segmentos quanto para a realização de atividades que fortalecem a mediação tecnológica com o uso da TV, das plataformas digitais e dos equipamentos de multimídia – são outros exemplos da valorização do docente.

Anaci Paim destaca também o nível de qualificação profissional do quadro de servidores “com professores comprometidos com a Educação e com o desempenho dos alunos. Portanto, essa valorização revela o compromisso do Governo Colbert Martins Filho, que é sensível às prioridades da Educação e tem demonstrado isso na prática”, enfatiza a secretária.



Postar um comentário

0 Comentários