Democracia e direitos sociais marcam último dia da Conferência de Educação

 

O evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de dezembro

O último dia da terceira Conferência de Educação de Feira de Santana (COMUNE) discutiu a construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE (Plano Nacional de Educação).

 

A temática do dia foi embasada no eixo VI do documento orientador da Conferência Nacional Popular de Educação/CONAPE. O painel final foi composto pelo professor mestre Ivamberg Lima, atualmente vereador e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal; a professora doutora Waneska Cunha dos Anjos, do Instituto Federal da Bahia; e a mediadora, professora Ana Marta Gonçalves Soares, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

A professora Waleska fez uma retrospectiva sobre o documento e levantou alguns questionamentos relacionados à realidade educacional do país. Também propôs alternativas para criar projetos democráticos e emancipatórios e abordou os reflexos.

“Um dos tentáculos de qualquer sociedade democrática e soberana é possuir uma educação pública laica, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade. Precisamos pensar em resoluções para as questões sociais, potencializar a confiança nos professores e nas instituições, confiar na ciência e no poder dos estudantes”, pontuou a doutora.

Em consonância com o ponto de vista de Waleska, o professor Ivamberg destacou que, para uma nação ser livre, é preciso de conhecimento. Sendo este uma peça fundamental para o cumprimento de documentos como o Plano Nacional de Educação.

“A liberdade vem do conhecimento, só assim para conseguirmos ser uma nação soberana, com todos os direitos sociais garantidos. Contudo, precisamos lutar constantemente para a concretização de políticas públicas que geram emprego, renda e combatam as desigualdades sociais”, declarou o professor Ivamberg.

E Waleska ainda deixou uma importante mensagem para todos de que “a mudança sempre é possível. E de forma alguma se pode perder a esperança. Mas para isso é preciso sonhar e participar desse processo”.

RETROSPECTIVA

A terceira edição da conferência, realizada entre os dias 14 e 16, teve a contribuição de renomados especialistas das diversas áreas da educação para debater pontos do Plano Nacional de Educação. A temática geral do evento girou em torno da democracia, cidadania, justiça social e interfaces com a escola pública. Tudo isso transmitido virtualmente.

A COMUNE é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação. Todos os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube da Seduc (Seduc FSA).



Postar um comentário

0 Comentários