Profissionais de saúde participam de capacitação sobre diabetes

 

O treinamento reforçou orientações sobre tratamento, cuidados e prevenção da doença

Profissionais que atuam nas unidades de saúde do município de Feira de Santana passaram por uma capacitação sobre a diabetes nesta quarta-feira, 17, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação faz parte das atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes - celebrado em 14 de outubro.
 
Segundo a enfermeira referência técnica em Diabetes Mellitus, Isabela Machado, a doença é caracterizada pela insuficiência ou má absorção da insulina, o hormônio que regula a glicose em nosso sangue. O treinamento reforçou orientações sobre tratamento, cuidados e prevenção da doença. O evento é ofertado pela Atenção Primária à Saúde e Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh).
“Os tipos mais comuns da diabetes são o I e II. A diabetes tipo I é conhecida pela diabetes infanto-juvenil, onde o pâncreas tem a deficiência na produção dessa insulina. Já o tipo II, é aquele paciente que adquire ao longo do tempo, pelos maus hábitos, cultivando uma vida sedentária. Sendo assim, existe uma resistência dessa insulina que é produzida pelo pâncreas e não consegue controlar a glicose", explica.
 
De acordo com a coordenadora do Cadh, Andreia Silva, é importante os enfermeiros orientarem os pacientes sobre a conservação adequada da insulina, responsável pela redução da glicemia. “Existem pacientes que não possuem refrigerador em casa, nesses casos, o Ministério da Saúde recomenda que a insulina após aberta pode ser usada até trinta dias e mantida em local fresco até  25º", afirma.
 
A programação segue até sexta-feira, 19, no Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso. Já nas unidades de saúde, os serviços seguem sendo intensificados durante todo o mês com a busca ativa dos pacientes.

Postar um comentário

0 Comentários