Prefeitura e Embasa viabilizam água nas torneiras para moradores de Jaguara

 

Comunidades eram abastecidas através de carro pipa fornecidos pelo Município

O vai e vem dos caminhões pipa para abastecer a comunidade do distrito de Jaguara, nos povoados de Morrinhos, Corredor do Povo e Areal, está com os dias contados. Isso porque a rede hidráulica de distribuição de água foi entregue. A obra é resultado de parceria entre Prefeitura de Feira de Santana e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

São aproximadamente 8 quilômetros de encanação, que vão garantir o acesso à água direto das torneiras para em torno de 160 famílias. O processo teve participação da administração municipal, desde os cadastros até a instalação dos contadores, além de disponibilizar a retroescavadeira, necessária para continuidade dos serviços.

Antes disso, a região era abastecida rotineiramente pela Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) através de carro pipa, que levava água para residências, escola, biblioteca e unidade de saúde. Um trajeto de cerca de 62 quilômetros – se contados da sede à localidade mais distante, povoado de Barra.

O secretário da pasta, Pablo Roberto Gonçalves, considera o fornecimento de água por caminhão pipa como uma medida emergencial feita pela Prefeitura, uma vez que a garantia do acesso ao recurso hídrico é uma responsabilidade do governo do estadual.

Ele salienta que a administração municipal vai intensificar a fiscalização para que o contrato pela prestação do serviço, que está previsto no Marco Legal de Saneamento firmado entre Prefeitura e a Embasa, seja alcançado nos próximos 30 anos. “Vamos trabalhar com muito esforço para levar água encanada para as comunidades rurais”.



Postar um comentário

0 Comentários