Crianças são orientadas sobre higiene bucal durante ação de saúde em Maria Quitéria

 

Próxima edição do projeto dia 27 em Jaguara

Crianças aprenderam de forma lúdica e divertida sobre cuidados com a saúde bucal durante mais uma edição da Ação Global Saúde e Comunidade, ocorrida neste sábado, 20, na Creche Municipal Paulino Martins, no distrito de São José (Maria Quitéria). A iniciativa do projeto é da Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria de Saúde.

A criatividade e a descontração foram necessárias para ensiná-las as técnicas de escovação e enfatizar a importância da alimentação saudável. Maria Júlia, de 5 anos, recebeu orientações da equipe odontológica e ganhou um kit dental.

"Eu gosto muito de sorrir, e hoje aprendi que quando escovamos os dentes precisamos secar a escova depois que a gente usa, por causa das bactérias", disse Maria Júlia.

De acordo com Maria Cristina Rosa, chefe da Divisão Odontológica, as orientações sobre higiene bucal devem ser ensinadas ao público infantil o mais cedo possível.

"Os pais devem ensinar aos filhos que precisa escovar os dentes pela manhã depois do café, meio-dia após o almoço e à noite, antes de dormir. Esse aprendizado a criança leva pra vida toda e também ensina para seus familiares. A prática é a melhor maneira de evitar problemas", afirma.

NOVEMBRO AZUL

Durante a Ação Global, os homens receberam a guia de solicitação para exames laboratoriais de rotina, incluindo o PSA (Antígeno Prostático Específico) - capaz de detectar precocemente a doença - e encaminhamentos para urologista, se necessário. O serviço foi oferecido como parte da programação da campanha Novembro Azul, mês de prevenção contra o câncer de próstata.

O comerciante Valdomiro da Fonseca, de 54 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a sua solicitação. "Sempre tive o hábito de cuidar da minha saúde. Já estou com os papéis em mãos e pronto para fazer os exames. Parabenizo toda equipe da Prefeitura que aproximou a população ainda mais da saúde".

SERVIÇOS DE PROMOÇÃO À SAÚDE

Os moradores do distrito tiveram acesso à vacinação contra a Covid-19 e exame para diagnóstico da doença, atualização da caderneta de vacinação da criança, prevenção ao câncer de mama e de promoção à saúde da mulher.

Também foram realizados testes rápidos para diagnóstico da sífilis, hepatite e do HIV, atualização e cadastro do cartão do SUS, marcação de consultas e exames por meio de solicitação médica, atendimento médico (pré-agendado pela unidade de saúde), serviços laboratoriais e orientações sobre prevenção à dengue e outras arboviroses.

No dia 27 deste mês, a Ação Global chega em Jaguara. Ao todo, sete distritos serão contemplados com os serviços.


Postar um comentário

0 Comentários