Agências ambientais precisam ser recuperadas, diz Mourão em Conselho da Amazônia

 

"É fundamental a recuperação da capacidade operacional das agências" afirmou o vice-presidente durante evento nesta terça-feira (23)

vice-presidente Hamilton Mourão disse, no começo da tarde desta terça-feira (23), durante o Conselho da Amazônia, que o Brasil precisa recuperar as agências ambientais para cumprir a meta de zerar o desmatamento ilegal no país até 2028.

“É fundamental a recuperação da capacidade operacional das agências” afirmou o vice-presidente. “A partir do momento que começa a aparecer o dinheiro internacional para financiamento, a gente precisa ter o pacote pronto”, completou.

O pacote pronto ao qual Mourão se refere é a operacionalização do combate ao desmatamento, que, segundo ele, foi prejudicado pela falta de contingente nas agências. Ele mencionou a necessidade de contratação de 700 agentes.

Além disso, destacou a necessidade de de aproximar as agências dos focos de desmatamento e de integrá-las com as Forças Armadas.

“As forças armadas fizeram apreensões, mas não havia a presença do agente capaz de aplicar a multa”, disse.

Em outubro, quando o país bateu mais um recorde de desmatamento, o problema foi o inverso, disse Mourão, com a desmobilização das Forças Armadas no combate a grupos organizados.

“A partir de agosto, a integração funcionou, exceto em outubro, quando as forças armadas não participaram mais”.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários