Rara 'planta pênis' que fede "carne podre" floresce pela primeira vez em 25 anos

 

Chamada de "planta pênis" por ter formato que lembra o órgão sexual masculino, a espécie gigante floresceu em um jardim botânico na Holanda; tal fenômeno não era registrado na Europa desde 1997. O FLORESCIMENTO DA ESPÉCIE AMORPHOPHALLUS DECUS-SILVAE FOI REGISTRADO POUQUÍSSIMAS VEZES NA HISTÓRIA DA EUROPA: APENAS TRÊS VEZES (FOTO: LEIDEN HORTUS BOTANICUS / REPRODUÇÃO)

Pela primeira vez em quase 25 anos, floresceu na Europa uma planta gigante da espécie Amorphophallus decus-silvae, com 1,80 metros de altura. O fenômeno foi registrado no jardim botânico Leiden Hortus Botanicus, da Universidade de Leiden, na Holanda, no dia 19 de outubro. O que chama a atenção, além desse feito inédito, é que ela é conhecida como "planta pênis" – em inglês, chama-se penis plant –, visto que seu formato é semelhante ao órgão sexual masculino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nativa da ilha indonésia de Java, a espécie não floresce facilmente. Quando isso ocorre, ela emite um odor muito forte, o qual é classificado como "cheiro de carne podre", e que atrai diversos insetos polinizadores

A rara 'planta pênis' que floresceu na Holanda tem 1,80 metros de altura (Foto: Leiden Hortus Botanicus / Reprodução)
A RARA 'PLANTA PÊNIS' QUE FLORESCEU NA HOLANDA TEM 1,80 METROS DE ALTURA; NESTA FOTO, A ESPÉCIE AINDA NÃO TINHA  FLORESCIDO (FOTO: LEIDEN HORTUS BOTANICUS / REPRODUÇÃO)

De acordo com especialistas do jardim botânico, esta é apenas a terceira vez na história que a espécie floresce no continente europeu. O último registro aconteceu em 1997. O exemplar que está na Holanda foi plantado em 2015 e recebe cuidados de voluntários desde então. 

No Instagram do Leiden Hortus, os funcionários declararam que o acontecimento foi muito significante. “Como a planta é tão rara e poucos jardins botânicos têm a Amorphophallus decus-silvae em sua coleção, observá-la florescer é muito especial." 

Diversos curiosos e pesquisadores foram até o Hortus Leiden conferir o fenômeno raro (Foto: Hortus Botanicus Leiden / Reprodução)
DIVERSOS CURIOSOS E PESQUISADORES FORAM ATÉ O HORTUS LEIDEN CONFERIR O FENÔMENO RARO (FOTO: HORTUS BOTANICUS LEIDEN / REPRODUÇÃO)

Além disso, eles deram uma explicação sobre o ciclo da espécie: "nos anos em que a planta não floresce, ela coleta energia apenas fazendo folhas e armazenando alimentos nos tubérculos. Após a floração, o ciclo de crescimento das folhas começa novamente". 

A "planta pênis" é da mesma família da Amorphophallus titanum, conhecida como jarro-titã e flor-cadáver – uma flor gigante que pode atingir até três metros de altura e também emite um fedor desagradável nas raras vezes em que floresce. 

Foto do jardim botânico mostra a 'planta pênis' antes de florescer  (Foto: Hortus Botanicus Leiden / Reprodução)
FOTO DO JARDIM BOTÂNICO MOSTRA A 'PLANTA PÊNIS' ANTES DE FLORESCER (FOTO: HORTUS BOTANICUS LEIDEN / REPRODUÇÃO)

Postar um comentário

0 Comentários