Centros de Saúde intensificam atendimento às mulheres no Outubro Rosa em Feira de Santana

 


Como forma de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado como movimento internacional no início da década de 1990 e a data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar as informações sobre a doença.

Em Feira de Santana, as ações estão sendo intensificadas nos Centros de saúde, dando a oportunidade das mulheres realizarem os exames no sentido de detectar ou não, a doença.

De acordo com a enfermeira referência pela Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Alessandra Magalhães, a campanha tem como objetivo incentivar todas as mulheres da comunidade sobre a importância da prevenção do câncer.

"O Outubro Rosa é uma campanha internacional que visa sensibilizar não só a mulher, mas toda a comunidade, até mesmo os homens, sobre a importância da prevenção com relação ao câncer de mama, pois atinge o sexo masculino também, ainda que seja 1%, mas os homens também são acometidos. Desta forma, a secretaria está em parceria com os centros daqui de Feira para fortalecer a campanha, a exemplo do CMDI, CMPC, Ceparh, para fornecer os serviços ao público", disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Alessandra, a secretaria de Saúde também está com o projeto Outubro Rosa Itinerante, como forma de levar a conscientização nos distritos de Feira de Santana.

"Estamos com múltiplas atividades, palestras, e no nosso Outubro Rosa Itinerante nos distritos, além das unidades de saúde da sede de Feira de Santana, vamos levar as informações que são importantes nas áreas mais distantes. Tudo isso de forma gratuita e queremos destacar que estas ações não acontecem apenas no mês de outubro. Estamos sempre frisando as mulheres, que não devem procurar apenas agora, é importante sim cuidar do corpo durante todo o ano e a secretaria disponibiliza vagas todos os meses, mas infelizmente por conta da demanda, sobram as vagas", afirmou.

Ao Acorda Cidade, a coordenadora do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), Natália Oliveira, cerca de 120 mamografias estão sendo realizadas todos os dias.

"Estamos funcionando todos os dias, inclusive aos sábados e domingos e estamos realizando em torno de 120 mamografias por dia. No total, já temos uma cota de cerca de três mil mamografias e nós entendemos essa dificuldade do agendamento, até porque é feita por demanda livre, aquelas pacientes que residem em Feira de Santana que possuem entre 50 à 69 anos de idade. Já as pacientes inferiores a 50 anos e superior à 69 podem fazer os exames, desde que estejam agendadas pelo posto dos bairros", explicou.

Ainda de acordo com Natália Oliveira, pacientes que residem em outros municípios também podem realizar os exames na unidade, mas desde que estejam agendadas.

O Ceparh irá disponibilizar atendimento neste final de semana e na próxima terça-feira (12), feriado nacional.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Nós temos vagas para este final de semana, tanto sábado, quanto domingo. Acredito que esses dias serão mais tranquilos e estaremos em funcionamento também na próxima terça-feira, que é feriado, sempre a partir das 7h por ordem de chegada", disse.

O atendimento no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CPMC), também está intensificando os atendimentos ao público.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a enfermeira Maria Carolina explicou que já foi iniciada as triagens dos pacientes para que em seguida, seja feito o atendimento. Além disso, a unidade também está promovendo palestras educativas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Durante essas duas semanas, nós realizamos as triagens dos pacientes que já tinham agendado o exame da mamografia, todo o contato é feito via telefone, até porque ainda estamos vivenciando o momento de pandemia e necessitamos evitar aglomerações, e a unidade também está ofertando diversas atividades como palestras educativas", afirmou.

De acordo com a enfermeira, ainda que a campanha seja destinada para o câncer de mama, é importante intensificar as precauções para o sexo masculino, uma vez que os homens também são acometidos pela doença.

"Estamos na campanha do Outubro Rosa, mas estamos intensificando as ações para a conscientização dos homens, porque ainda estamos tendo um retorno muito baixo por parte deles. Essa preocupação vem mais no Novembro Azul, mas estamos aqui também atendendo o sexo masculino. O agendamento está sendo feito pelo telefone e as mulheres agendam principalmente o exame da mamografia, que é o exame padrão ouro para detecção do câncer, e de acordo com a necessidade dela, temos outros exames como preventivo, ultrassom de mama e transvaginal", destacou.

Para realizar o agendamento no CMPC, a comunidade pode entrar em contato através do (75) 3602-7340.

Neste sábado (9), também serão realizados os exames de mamografia no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI).

A coordenadora da unidade, Madalena Sobral, informou a reportagem do Acorda Cidade que até o próximo dia 23, plantões aos sábados para realização de exames, irão acontecer.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Nós vamos começar a nossa campanha neste sábado, onde estaremos realizando os exames de mamografia e estas pacientes estão indo nas Unidades de Saúde, onde são orientadas pelos profissionais, realizam uma avaliação com o médico e através da guia, estão vindo fazer os exames. Estaremos agora no dia 9, dia 16 e 23", explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, pacientes de outras unidades ao exemplo do CMPC, estão sendo encaminhadas para que os exames sejam feitos no CMDI. Segundo ela, o objetivo é que se tenha um maior número de atendimento ao público.

"As pacientes podem estar entrando em contato com a nossa unidade ou através do CMPC para que as mamografias sejam agendadas. Estamos com essa parceria, fazendo um trabalho em equipe para que possamos atender um maior público possível e a gente percebe que nesse período, a demanda aumenta, mas o que a gente quer, é que esse fluxo pudesse acontecer durante todo o ano. Aqui nós temos aparelhos sofisticados, o exame da mamografia digital, o que facilita bastante nos resultados", afirmou.

Fonte: Acorda Cidade

Postar um comentário

0 Comentários