Ações de combate ao câncer de próstata ganham reforço no Novembro Azul

 

Homens serão sensibilizados a promover a saúde

A fim de facilitar o acesso a exames e possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar os serviços de promoção à saúde do homem a partir da próxima  sexta-feira, 5, quando dará início à campanha Novembro Azul.

 

Neste período, homens de 50 a 75 anos terão acesso ao exame laboratorial PSA (Antígeno Prostático Específico), que é capaz de detectar precocemente o câncer de próstata e outras condições. Nos casos de histórico familiar, pode ser feito entre 45 e 49 anos. 

Nas unidades também serão realizados encaminhamentos para consulta com urologista e outras especialidades, caso seja necessário.

O público masculino também terá acesso a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atualização do cartão de vacina, solicitação de exames laboratoriais.

Ações nas rodovias e na zona rural 

A programação prevê ainda uma ação para os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, na sede do órgão, no dia 5. Já no dia 12 serão levados serviços de saúde ao Shopping Popular Cidades das Compras e nos dias 24 e 26 nos Pontos de Parada dos Caminhoneiros (PPD), BR 324 e BR 116.

A zona rural não fica de fora da programação, que contempla o distrito de Humildes no dia 6; São José (Maria Quitéria) dia 20; Jaguara no dia 27; Jaíba em 4 de dezembro e Bonfim de Feira no dia 5 de dezembro.

No Brasil, somente ano passado, 65 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados, sendo a descoberta tardia a principal causa de morte pela doença – segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

Fotos tiradas antes da pandemia*



Postar um comentário

0 Comentários