Prefeitura de Feira desenvolve projeto para implantar um apiário municipal

 

Equipamento vai beneficiar agricultores familiares

Está em fase final, no município, o estudo técnico para estruturação da cadeia produtiva de mel e produtos apícolas. A ideia é criar um apiário municipal, que irá beneficiar os agricultores familiares, com enxames capturados pelo serviço SOS Abelhas (pode ser solicitado através do aplicativo FALA FEIRA ou número156).

A iniciativa é da Prefeitura de Feira, por meio da Comissão Permanente de Projetos e Gestão de Parcerias, da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). 

Através das capturas haverá substituição da abelha rainha não produtiva por abelhas selecionadas, através de programas de melhoramento genético, portanto, mais produtivas. 

A previsão é capturar cerca de 225 enxames por ano, que deverão ser encaminhados para as futuras instalações do apiário municipal.

"A secretaria está abrindo cadastramento de apicultores interessados em participar do Programa de Promoção da Apicultura. Estamos buscando quem são esses apicultores, onde estão e de que forma podemos nos unir na criação do apiário", afirma o secretário da pasta, Pablo Roberto.

O secretário ressalta que, somente de janeiro a agosto deste ano, 94 enxames foram capturados. 

"Quando o enxame é fraco, possuindo baixa produtividade, é feito um trabalho de substituição da rainha, fortalecimento dos enxames e distribuição para apicultores, com o auxílio de acompanhamento técnico", explica enfatizando que "essa iniciativa poderá gerar trabalho e renda para os apicultores da região". 

Ainda de acordo com o secretário de Agricultura, a Prefeitura realizou a substituição de Equipamentos de Proteção Individual, que encontravam-se defasados, garantindo a segurança dos agentes responsáveis pela captura e manuseio dos enxames, entre eles, macacões, fumigador, melgueiras, dentre outros instrumentos de trabalho.


Postar um comentário

0 Comentários