Feira de Santana participará do I Consórcio Cultural do Recôncavo da Bahia

 

Ações voltadas para o fortalecimento e a difusão do turismo e da cultura popular

Feira de Santana deverá participar, como cidade convidada, do I Consórcio Cultural do Recôncavo da Bahia (Concurb), a ser lançado ainda neste ano. O consórcio reunirá 19 cidades do Recôncavo, e mais sete municípios do seu entorno como membros convidados.

O objetivo é estabelecer um intercâmbio permanente entre esses municípios; promover ações conjuntas nas diversas linguagens artísticas e na cultura popular; qualificar agentes culturais para a economia criativa; lutar pela preservação do patrimônio histórico e arquitetônico; implantar um circuito turístico envolvendo todas as cidades da região; e unir esforços na captação de recursos para a implementação de políticas culturais.

O protocolo de intenções do I Concurb foi apresentado nesta quinta-feira, no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus, aos secretários de Cultura dos municípios envolvidos. Presente ao evento, o secretário de Feira de Santana, Jairo Carneiro Filho, disse que o consórcio será uma boa oportunidade para ajudar na retomada da economia pós-pandemia.

“Este consórcio chega num momento importante. Juntamente com todos os municípios, vamos fomentar nossa cultura local e regional, e poderemos atrair o turismo para toda a nossa região”.

Um dos organizadores do consórcio é o secretário de Cachoeira, David Rodrigues. Segundo ele, com esse consórcio, os artistas da região não vão ficar mais se apresentando apenas em suas respectivas cidades, mas poderão circular por todas as cidades da região: “Vamos dinamizar as atividades do artista. Fortalecer a regionalização”.

Já a secretária de Cultura de Santo de Antônio de Jesus, Silvia Brito, também organizadora do consórcio, explicou que os secretários presentes ficaram incumbidos de levar o protocolo de intenção aos seus prefeitos e apresentarem sugestões, para que então, dentro de um prazo de vinte dias, seja formalizada a criação do Concurb.



Postar um comentário

0 Comentários