Roda de Conversa tira dúvidas de pais e alunos sobre retorno das aulas

 

As aulas serão retomadas segunda-feira com ensino presencial e não presencial

A Educação Municipal está em contagem regressiva para o início do ano letivo de 2021, que acontecerá no modelo híbrido - ensino presencial e não presencial, na próxima segunda-feira, 23. Para esclarecer dúvidas e orientar a comunidade escolar sobre este novo modo de aprendizagem foi realizado hoje, 16, a Roda de Conversa para famílias.

No ensino híbrido, os estudantes frequentarão as escolas através do esquema de rodízio, alternando semanalmente os grupos que estarão presencialmente nas unidades de ensino. Desta forma, diminuindo em 50% a quantidade de pessoas em sala de aula.

Na semana que o aluno não estiver presencialmente na escola poderá acompanhar as aulas através da TV (canal 10.2 ou 10.3) ou pelo canal da Seduc, no Youtube. Também receberão orientação para as atividades que devem ser feitas neste período.

A utilização de máscaras, álcool em gel e higienização constante das mãos é obrigatória. O estudante precisa obedecer a sinalização da escola, que garante o distanciamento social.

O evento contou com a participação do prefeito Colbert Filho, da secretária de Educação, professora Anaci Paim, da professora Grazielle Miranda e da professora multiplicadora, Maria Moreira. Também estiveram presentes representantes da comunidade escolar, como Vandescley Pinto da Silva, pai do aluno Gabriel; e os estudantes Ana Beatriz, 9 anos, Patrick Lobo, 19, e Sabrina Santos, 12.

Estrutura ensino híbrido

Uma das principais questões levantadas pelos pais e responsáveis está sendo se o retorno é seguro e obrigatório. O prefeito Colbert Martins esclareceu que a família tem o poder de decisão, mas considerou que o momento é de estimular o início do ano letivo com todos os cuidados.

“Estamos fazendo o que é melhor, o máximo para que as crianças possam desenvolver o aprendizado e crescer. Portanto, vamos dar todas as condições para que isso aconteça”, afirma o prefeito.

O gestor ainda complementa que “as nossas escolas e profissionais estão sendo preparados para o momento. Os estudantes terão todos os aparatos necessários para retornar presencialmente em segurança”.

Durante a Roda de Conversa, a secretária de Educação, professora Anaci Paim, enfatizou as ações realizadas pela gestão municipal. Para o início das aulas, as escolas municipais estão sendo ampliadas e reformadas. Os espaços estão ganhando janelas e aberturas para que sejam melhor ventilados; lavatórios também estarão disponíveis nas unidades.

Itens necessários para o uso individual dos alunos, como máscara, copos e talheres, serão distribuídos. Novos fardamentos também serão disponibilizados para todos os estudantes da rede, assim como kit de material didático.

“Estamos no processo de reestruturação física, as 207 unidades escolares serão contempladas. A capacidade estrutural ficará totalmente preparada para o desenvolvimento pedagógico. Em conjunto, os estudantes terão acesso a um kit escolar de qualidade para que possam executar suas atividades”, pontua Anaci Paim.

 

Para Vandescley Pinto, pai que participou do evento fazendo algumas perguntas, este foi um momento esclarecedor. Ele acompanhou atentamente tudo que foi dito.

“Eu achei muito importante, porque os pais têm que ficar por dentro de tudo que está acontecendo. É um momento novo, mas ouvindo todos os cuidados que estão sendo tomados, acho que não vai haver nenhum problema. Tenho fé em Deus que vai dar tudo certo”, afirmou.

Sabrina Santos, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Maria Antonia da Costa, relatou que está com muita saudade e não vê a hora do início das aulas.

“Gostei muito de participar da Roda de Conversa. Confesso que estou muito ansiosa para as aulas começarem, vai ser uma ótima experiência vivenciar esse novo método de aprendizado”, relatou a estudante.



Postar um comentário

0 Comentários