Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para abandono do tratamento na pandemia

 

Dia Nacional de Combate ao Fumo ressalta a importância do combate ao tabagismo
Dia Nacional de Combate ao Fumo ressalta a importância do combate ao tabagismo. Getty Images (Seksan Mongkhonkhamsao)

CNN Brasil - O consumo de cigarro é um problema de saúde pública responsável por quase 8 milhões de mortes por ano no mundo. Diante da pandemia de Covid-19, organizações sanitárias alertam que o abandono do tratamento pode levar ao aumento do número de vítimas. Neste 28 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo ressalta a importância do combate ao tabagismo.
Dados do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) indicam que, durante o ano de 2020, houve uma redução de 66% no número de fumantes em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em relação a 2019. Entre as regiões brasileiras, a maior queda provocada pela pandemia foi no Sudeste, com 68%. A região Nordeste registrou 66%, seguida do Centro Oeste (63%), Sul (62%) e Norte (59%).

Segundo a psicóloga Vera Borges, da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a pandemia interferiu diretamente no tratamento desses pacientes, que deixaram de ir aos hospitais. “Com as unidades de saúde atendendo quase que exclusivamente casos de Covid-19, algumas pessoas evitaram a ida e a permanência em instituições de saúde”, apontou.

Estratégias podem ajudar a parar de fumar

cigarro contém substâncias químicas que são altamente viciantes, como a nicotina. O efeito da substância no cérebro é parecido com o de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que ajuda a controlar os movimentos musculares e outras funções cerebrais.

Quando a nicotina se liga aos receptores de acetilcolina, o organismo libera dopamina, uma substância ligada ao bem-estar. No entanto, quando a dopamina diminui, surge novamente a vontade de fumar.

Algumas estratégias podem ajudar a parar de fumar, o que pode trazer benefícios para a saúde a curto e longo prazos.

1- Foco em se manter longe do cigarro

O objetivo não deve ser parar de fumar, mas como permanecer firme nesse propósito, de acordo com Panagis Galiatsatos, diretor da Clínica de Tratamento do Tabaco do Hospital Johns Hopkins. Ele conta que já atendeu pacientes que pararam de fumar várias vezes, mas não conseguiram manter isso por muito tempo.

Para evitar recaídas, o especialista aconselha criar pequenas metas em vez de uma mais difícil de alcançar. Para isso, é preciso identificar quais são os gatilhos que fazem com que você tenha vontade de fumar e eliminá-los aos poucos.

2- Aprenda com os erros

A maioria das pessoas que fuma tenta largar o cigarro de 8 a 12 vezes antes de conseguir abandonar de vez o vício, diz Jonathan Bricker, professor da divisão de ciências em saúde pública do Centro de Pesquisas em Câncer da Universidade de Washington. O especialista recomenda a seus pacientes que tirem uma lição dessas experiências.

“As coisas que mais escuto são: ‘Aprendi o quanto é difícil passar pela crise de abstinência’ ou ‘Descobri que ver outras pessoas fumando é um gatilho para mim’ ou “Percebi que o estresse é o meu maior gatilho’”, diz Bricker.

Segundo ele, quanto mais as pessoas extraírem ensinamentos sobre suas tentativas fracassadas, maiores as chances de conseguir largar o cigarro de vez.

3- Use a tecnologia

Bricker recomenda a utilização de algum dos diversos aplicativos disponíveis no mercado que oferecem recursos para ajudar a parar de fumar como uma das formas de combater o vício (o que não dispensa o acompanhamento médico).

4- Procure ajuda médica

Bricker recomenda às pessoas que querem parar de fumar consultar um especialista médico, que irá oferecer diferentes possibilidades de tratamentos e estratégias, de acordo com as necessidades de cada um.

“O médico pode prescrever remédios que diminuem as crises de abstinência, o que é uma boa estratégia de curto prazo para ajudar a treinar o cérebro a ficar sem a substância”, complementa Bricker. Ele explica que a medicação prescrita vai depender do nível do vício de cada paciente.

5- Como ajudar alguém a parar de fumar

Galiatsatos diz que nunca conheceu um paciente que não soubesse que fumar faz mal à saúde. Por esse motivo, ele não recomenda usar esse argumento para tentar convencer alguém a parar de fumar. “Se você quer mesmo ajudar alguém a abandonar o vício, a melhor estratégia é ser pró-fumante e contra o cigarro”, afirma.

Isso significa não ter uma atitude de julgamento ou estigma. “Se a pessoa se sentir julgada, ela vai ser reativa e a tendência é que ela minta, dizendo que parou de fumar mesmo quando isso não for verdade”, conclui.

*Com informações de Isabelle Resende, da CNN.

Com texto adaptado de Megan Marples, da CNN. (Para ler o original em inglês, clique aqui).

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