Centro de Tratamento Pós-Covid oferece mais de dez atendimentos especializados

 

Os atendimentos podem ser agendados nas unidades de saúde, via Central Municipal de Regulação

O Centro de Tratamento Pós-Covid oferece mais de dez atendimentos especializados para tratar as sequelas causadas pela doença. Entre os mais procurados, estão: Nefrologia, Clínica Geral, Neurologia, Pneumologia, Fisioterapia, Nutrição e Cardiologia.

 

Rosenei Campos, de 36 anos, esteve na unidade para fazer a sua primeira consulta com o fisioterapeuta. Ela conta que foi infectada com a Covid-19 em junho deste ano e ficou internada por 25 dias, sendo 15 em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 90% de comprometimento pulmonar.

“Foram momentos terríveis de angústia e sofrimento. Com muita fé venci a doença, mas continuo com problemas respiratórios. O Centro de Tratamento Pós-Covid vai me ajudar a cuidar desse desconforto, e logo estarei bem”, relatou.

De acordo com a coordenadora do centro, Marluce Oliveira, os pacientes internados em UTI de forma grave têm o agendamento assim que recebem alta. Para aqueles que não precisaram ser hospitalizados, o agendamento também pode ser feito nas unidades de saúde dos bairros, via Central Municipal de Regulação.

Os atendimentos foram iniciados na última terça-feira (10) e, até o momento, mais de 20 pessoas já foram atendidas, com avaliações positivas. É o caso de dona Brasilina de Souza, de 52 anos. Ela relata que, após ser infectada pelo vírus, ficou com sequelas e foi diagnosticada com embolia pulmonar. Na sua primeira consulta com a fisioterapeuta, notou alguma melhora.

“Eu sinto muita dor e não consigo fazer algumas tarefas domésticas. Comecei a fazer alguns exercícios na fisioterapia e estou melhorando”, disse.

Entre as principais sequelas estão as limitações respiratórias, causadas por fibrose pulmonar, problemas cardiovasculares, fraqueza muscular, problemas de memória, insuficiência renal, além de alterações psíquicas. 

LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

O Centro de Tratamento Pós-Covid funciona no Centro Social Urbano (CSU), localizado na rua Tostão, bairro Cidade Nova, em parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



Postar um comentário

0 Comentários