Prefeitura realiza campanha Julho Amarelo para prevenção e controle das hepatites

 

Atualmente, 2.251 pacientes são acompanhados

Na manhã desta segunda-feira, 05, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha do Julho Amarelo, mês de combate a hepatites virais. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho.

Atualmente, 2.251 pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal de Hepatites Virais – localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda.

Durante todo o mês, estarão disponíveis vacinas contra hepatite B nas unidades de saúde – que fazem parte do calendário nacional de vacinação de rotina. Testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C serão ofertados, o exame é descentralizado, sendo possível realizar nas unidades de saúde. Palestras educativas também marcam a programação.

A hepatite é um conjunto de doenças que ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Segundo a enfermeira coordenadora do programa municipal de hepatites virais, Telma Nandiara, entre os meses de janeiro a junho, foram realizados 792 testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C. Dentre os exames, 18 apresentaram resultado positivo para hepatite B e 35 para hepatite C.

Os pacientes são cadastrados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por médico clínico, hematologista, infectologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico. 


Postar um comentário

0 Comentários