Começa esta segunda-feira, 12, transmissão de aulas pela TV aberta

 

Famílias devem sintonizar sua TV nos canais adicionais da TV Subaé

A partir desta segunda-feira, 12, os estudantes da Educação pública municipal vão passar a contar com a transmissão das aulas pela TV aberta. As famílias devem sintonizar sua TV nos canais adicionais da TV Subaé - 10.2 e 10.3. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h45min. às 17:00, com intervalo para o almoço.

No primeiro  turno, as aulas serão das 7h45min. às 11h45min. E retornam às 13:00, com término às 17:00. A programação será dividida nos dois canais por segmento escolar do Ensino Fundamental - no 10.2, para os estudantes dos anos iniciais, do 1º ao 5º; e no 10.3 para os anos finais, do 6º ao 9º.

A iniciativa da Gestão Municipal, em decorrência das implicações da pandemia pela Covid-19, visa democratizar o acesso ao ensino para todos os 51.722 estudantes, uma vez que uma parte dos estudantes tem menos acesso aos recursos tecnológicos. “A transmissão via TV aberta representa uma alternativa fundamental para os alunos que têm dificuldades de acesso à internet e menos acesso às plataformas e demais recursos tecnológicos em casa”, orienta a secretária de Educação, professora Anaci Paim.

A professora lembra que a nova alternativa segue a mesma dinâmica das videoaulas transmitidas pelo canal da Seduc no YouTube, além de proporcionar mais uma possibilidade para os estudantes. Já as escolas que vêm desenvolvendo sua própria rotina de planejamento de ensino devem continuar com as atividades até o final do ano letivo de 2020, previsto para 31 de julho.

TV FOI APONTADA COMO ALTERNATIVA MAIS ADEQUADA

A Secretaria Municipal de Educação fez um levantamento sobre como os estudantes estão utilizando os recursos disponibilizados desde a retomada pedagógica não presencial. E a partir daí, chegou à opção da televisão como uma alternativa viável para este momento. 

“A partir do levantamento, notamos que uma parcela significativa dos estudantes não estava tendo acesso aos conteúdos digitais. Por isso, viabilizamos uma solução que pudesse alcançar cada vez mais os nossos alunos. Dessa forma, teremos mais efetividade no processo de aprendizagem, assim como teremos uma maior disseminação do conteúdo”, pontua a secretária Anaci Paim.

Os conteúdos das videoaulas continuarão disponíveis no canal da Seduc no Youtube para que possam ser consultados novamente a qualquer momento, assim como as atividades impressas estarão disponíveis nas escolas. Os pais e responsáveis devem apanhar, semanalmente, o material e devolvê-lo respondido na semana seguinte.

INICIATIVA PIONEIRA

Essa é uma iniciativa pioneira na região de Feira de Santana. Apenas Salvador faz a transmissão de aulas via TV aberta na Bahia. Os canais são independentes e estão totalmente fora da programação comercial da emissora. O conteúdo será exclusivo para a exibição dos materiais educativos.

“O sinal da TV Subaé tem cobertura para todo o município, inclusive para os distritos. Desta forma, conseguimos atingir todos os estudantes. É importante que os pais continuem pegando as atividades dos seus filhos nas escolas e as devolvam respondidas, pois é um dos recursos fundamentais para continuar acompanhando o desenvolvimento dos alunos", orienta o prefeito Colbert Martins.

O contrato com a Rede Bahia foi assinado no último dia 17 de junho, pelo prefeito Colbert Martins, a secretária de Educação Anaci Paim e representantes da emissora, em uma solenidade no Teatro Margarida Ribeiro. 



Postar um comentário

0 Comentários