Ações de prevenção e diagnóstico das hepatites virais seguem nas unidades de saúde

 

Teste rápido apresenta resultado em 20 minutos

A Prefeitura de Feira segue intensificando ações de prevenção e diagnóstico das hepatites virais. Desde o início da campanha Julho Amarelo, até a última terça-feira, 13, foram realizados 78 testes rápidos – nenhum caso positivo registrado – e 15 aplicações da vacina contra hepatite B.

Todas unidades municipais de saúde já disponibilizam rotineiramente a vacina e os testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C. Quem tiver interesse basta solicitar.

Segundo a enfermeira coordenadora do Centro, Telma Nandiara, 2.251 pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal de Hepatites Virais – localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda. 

Eles são cadastrados e têm acesso às orientações dos profissionais do setor e aos medicamentos. Entre os meses de janeiro a junho, foram realizados 792 testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C. Entre os exames, 18 apresentaram resultado positivo para hepatite B e 35 para hepatite C.

“Não compartilhar objetos perfurocortantes, como seringas, lâminas de barbear e alicates não esterilizados são algumas das ações que podem evitar o contágio. O teste rápido é seguro, eficiente e nos apresenta o resultado aproximadamente em 20 minutos”, explica a enfermeira.

A vacina contra as hepatites A e B, são disponibilizadas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, ainda não há vacina contra a hepatite C. Feira de Santana, através das orientações do Ministério da Saúde, pretende erradicar a doença no município até 2030.

Postar um comentário

0 Comentários