5º Encontro Moviafro de Mulheres Negras nos dias 23 a 25

 

O evento será transmitido no perfil do Instagram @moviafrofsa.oficial, das 19h às 22h

Nos dias 23 a 25 deste mês, a Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana e o Núcleo Moviafro de Mulheres Negras (NUMNEGRAS) promovem o 5º Encontro de Mulheres Negras. O evento será transmitido no perfil do Instagram @moviafrofsa.oficial, das 19h às 22h.

A edição deste ano terá como tema “Tereza de Benguela, a Chica do pandeiro. Outras Terezas e outras Chicas, mulheres negras e suas múltiplas resistências”. A programação conta com formação da mesa composta por membras do NUMNEGRAS, promovendo saraus afropoético e afromusical. 

O encontro tem o objetivo fortalecer as ações de debate sobre a identidade da mulher negra brasileira, em alusão ao mês da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha. A iniciativa também pretende homenagear a matriarca da Quixabeira da Matinha, a mestra da cultura popular Dona Chica do Pandeiro – referência de mulher negra na região.

TEREZA DE BENGUELA

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada.

O Encontro Moviafro de Mulheres Negras tem se consolidado como um dos principais eventos alusivos às comemorações do mês de julho, mês da mulher negra em Feira de Santana e região metropolitana. 


FOTO TIRADA ANTES DA PANDEMIA

Postar um comentário

0 Comentários