Prefeitura conhece experiências exitosas de feira livres no país

 Intercâmbio visa a referência em gestão e administração

A restruturação e formas de organizar melhor espaços em feiras livres do município estão, neste momento, no intercâmbio de experiências entre o Governo Municipal e Contagem, cidade mineira na região metropolitana de Belo Horizonte, conhecida com umas das mais exitosas em ceasas e mercados.

Ideias de padronização, melhor aproveitamento dos espaços e requalificação de ambientes nas feiras livres foram tratados com gestores do mercado livre do produtor e do departamento técnico de formação de mercado com a ida do secretário de Agricultura, Recursos Hídricos, Pablo Roberto, aos entrepostos da capital mineira.

Na oportunidade, o Mercado Central de Belo Horizonte, conhecido como ‘Mercadão de Beagá’, entrou na programação de visitas técnicas. “Aqui comercializa-se de tudo, de pimenta a cachaça, frutas, cereais e animais vivos, tudo regulamentado pelo Ibama e órgãos competentes”, afirma o secretário.

A organização dos espaços e a infraestrutura serão passadas ao conhecimento do prefeito Colbert Filho e de todos os comerciantes do Centro de Abastecimento.

“Esses modelos se encaixam em nossas feiras também. Porém, contamos com a colaboração dos feirantes e dialogamos desde o primeiro momento que a pasta da Agricultura assumiu esta responsabilidade”, explica o secretário.

Além da realização de encontros com feirantes locais, a secretaria tem buscado novas ideias intensificando reuniões com outros municípios e estados. Segundo Pablo, avaliações das condições da estrutura física e do funcionamento, focadas nas melhorias do ambiente para os comerciantes e fregueses, fazem parte da linha de estratégias e ações da Prefeitura nas feira livres.

Postar um comentário

0 Comentários