Progresso contra a Covid-19 pode ser apagado pelas variantes, diz diretor do CDC

 Enfermeira sul-africana cuida de paciente internado com coronavírusEnfermeira sul-africana cuida de paciente internado após contrair a variante do coronavírus. Foto: Reuters


CNN Brasil -  Os Estados Unidos estão sob risco de perda de todos os avanços recentes na batalha contra a Covid-19 ao passo em que as variantes contagiosas ganham vantagem com o relaxamento das medidas restritivas no país.
 

"Ouçam-me com clareza, por favor: com essa nível de casos de variantes se espalhando, nós estamos prestes a perder completamente os avanços que conquistamos com tanta dificuldade", disse o Doutor Rochelle Walensky, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Após semanas de quedas no número de casos, as novas infecções por Covid-19 voltaram a subir -- cerca de 2% a mais do que na semana passada, ao comparar com a semana anterior, disse Walensk na última segunda-feira (1).

"Coincidentemente, nos últimos sete dias houve um cresciento de mais de 2% na média de mortes, que está próxima de 2 mil mortes por dia".

 

Walensky alertou os estados que estão afrouxando as medidas de segurança contra a Covid-19.

"Estou realmente preocupado com as informações de que mais estados estão retrocedendo na defesa das medidas de proteção da saúde pública que nós recomendamos para proteger as pessoas da Covid-19", disse.

"Por favor, mantenham-se forte em suas convicções. Continuem usando máscaras e adotando as outras medidas de proteção da saúde pública que nós sabemos que funcionam. Atualmente a vacinação é a única que vai nos tirar dessa pandemia. Para chegar até lá, precisamos vacinar muito mais pessoas", complementou. 

Terceira vacina aprovada vai ajudar na vacinação em massa

A vacina de dose única da Johnson & Johnson vai começar a ser administrada nos Estados Unidos.

"Há uma certa emergência nisso", disse o Doutor Eric Rublin, professor de Escola de Saúde Pública T.H.Chan de Harvard.

"Como há novas variantes virais surgindo agora, com alguma chance de que algumas delas possam eventualmente se tornar um pouco resistentes à proteção fornecida pelas vacinas, é realmente importante fornecê-las rapidamente."

Cerca de 3,9 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnso serão distribuídas aos estados, tribos, territórios, farmácias e centros de saúde comunitários, como comunicou o Chefe Oficial da administração Biden. "Essas vacinas serão distribuídas o mais cedo possível na manhã desta terça-feira"

Texto traduzido. Leia aqui o original em inglês.

Postar um comentário

0 Comentários