Prefeitura renova convênio com a UEFS para garantir vagas na Educação Básica

 

O convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira


Renovado por mais dois anos o convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) visando o funcionamento do Centro de Educação Básica que atende aos filhos dos servidores da instituição e oferece vagas para a comunidade externa. O CEB tem duas unidades de ensino: uma dentro do campus e outra, instalada no antigo Centro Social Urbano, no bairro Cidade Nova.

A escola atende atualmente a 630 estudantes – 253 na Pré-Escola (4 e 5 anos) e no Ensino Fundamental Anos Iniciais (até o 5º ano); 378 no Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano).

Com nota 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o CEB é a escola pública melhor colocada em Feira de Santana na avaliação para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação. As vagas para a comunidade externa são garantidas a partir de sorteio eletrônico que é uma das etapas do edital público para a matrícula.

A Prefeitura disponibiliza todos os professores, gestores escolares e funcionários administrativos, de apoio e de vigilância que atuam na escola, fornece merenda escolar e material de apoio e de limpeza. A UEFS também contribui com pessoal, fornecendo uma técnica pedagógica, vigilantes e pessoal de apoio.

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES

O prefeito Colbert Martins disse que a parceria com a universidade “é importante para fortelecer as ações de política pública, tanto na Educação quanto em outras áreas. Agora mesmo estamos dando início num projeto mais amplo, na área de saúde, que vai contribuir para o controle da Covid-19 em Feira de Santana”, ressaltou.

A secretária de Educação, professora Anaci Paim, lembrou que o Centro de Educação Básica foi fundado durante sua gestão como reitora da UEFS. “Representa uma conquista importante tanto para a comunidade interna quanto a externa. E hoje ficamos muito felizes pelos resultados satisfatórios conquistados pela escola e por saber que é uma ação que se renova constantemente entre os dois entes”, atesta.

O vice-diretor da escola, professor Leandro Menezes, destacou a contribuição coletiva em prol da unidade de ensino. “O resultado no Ideb é parte de uma escala positiva, conquistada pela escola. E pretendemos continuar avançando nessa história exitosa”, disse.

O reitor da UEFS, professor Evandro Nascimento, lembrou que parceria entre a universidade e a prefeitura é permanente e pode ser estendida para outros setores, principalmente no âmbito da Educação. “O CEB é uma grande conquista do município que, com certeza, vem formando profissionais de excelência em nosso município”, destacou.

Também acompanharam o ato dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia, Sintest. “Nós acreditamos na escola e queremos que o CEB se fortaleça cada vez mais para que nossos filhos continuem estudando na rede pública”, defendeu Daiana dos Santos Alcântara, diretora geral do sindicato. Também estiveram presentes Gisele Rocha e Agripino Cerqueira.


Postar um comentário

0 Comentários