Maior Hub de Inovação e Empreendedorismo do interior da Bahia será lançado oficialmente em 1º de abril em Feira

 


O desenvolvimento do ecossistema de inovação tem gerado, em todo o mundo, mudanças sociais profundas e melhorias na qualidade de vida de muitas regiões. Essa evolução acontece devido a geração de empregos altamente qualificados, atração de investimentos, e consequente aumento de arrecadação de impostos. Nesse contexto, nasce o Hub Feira, maior Hub de Inovação e Empreendedorismo do interior da Bahia, que será lançado, oficialmente, na próxima quinta-feira, 1º de abril. Por conta do período de pandemia, e respeitando as regras de distanciamento social, o lançamento será em formato virtual.

00:47/00:59

Empresas de tecnologia, as famosas startups, são atualmente o maior vetor de crescimento para geração de renda e geração de empregos em todo o mundo. Hub’s de inovação já existem em todo o Brasil e são normalmente concebidos através de parcerias público-privadas sem que se tornem ações apenas de governo, que provavelmente seriam descontinuadas com mudanças de gestão.

Segundo Breno Caires, um dos idealizadores do projeto, o Hub Feira surge como um negócio de impacto social voltado para o desenvolvimento de pessoas, produtos e serviços transformadores em Feira de Santana. "trabalhamos com o objetivo de impulsionar o ecossistema de inovação regional, e atuamos em dois eixos principais, que são ‘Educação e Capacitação de Pessoas’ e ‘Startups e Empreendedorismo''', explica.

A prefeitura de Feira é um dos parceiros do Hub desde a concepção, e vem apoiando todo o ecossistema de inovação na cidade. Breno afirma que essa parceria se dá porque a instituição pode render bons frutos para o município. “Além das startups, nós oferecemos muitos cursos gratuitos para formação de profissionais na área de tecnologia. Serão cursos de programação, marketing digital e design. São áreas que atualmente dispõem de milhares de vagas em aberto e faltam pessoas qualificadas”, conclui.

Ellen Monteiro, Gestora de projetos do Sebrae, avalia que o HUB é um importante marco na consolidação de um ecossistema de inovação. Segundo ela, Feira de Santana possui muitos grupos como Núcleo de Educação Empreendedora, Núcleo de Inovação, Santana Valley, Empresas Júniors, Grupos de Desenvolvedores, Designers, etc... “A gente espera que a partir do Hub Feira esses grupos se relacionem cada vez mais. O nosso ecossistema já vem tendo excelentes resultados com empresas de destaque nacional como a Huggy e Conexa, e profissionais requisitados até fora do país. Com um local que converge esforços poderemos potencializar esses resultados, tornando nossa cidade cada vez mais reconhecida como um centro de boas ideias de negócios, e de profissionais talentosos prontos para as novas demandas de mercado”, conclui a gestora.

O Sebrae acompanha o grupo de startups desde o seu surgimento e é parceiro em capacitações, treinamentos, mentoria, aceleração, hackathons. A expectativa é que os talentos de Feira sejam reconhecidos e que os outros ecossistemas, iniciativas que estão nascendo em outras cidades do interior do Estado, também possam se desenvolver aqui.

O Hub Feira possui um ambiente completo para desenvolvimento de startups. São diversas salas de reunião, estações de trabalho de primeira qualidade, estúdio para gravação de vídeos e podcasts, auditório completo para até 50 pessoas, entre outros ambientes. A sede do Hub Feira está localizada na Rua São Domingos, 475, bairro Santa Mônica.

Para participar do projeto e acompanhar todas as ações, basta seguir a @hubfeira nas redes sociais.


Fonte: Acorda Cidade

Postar um comentário

0 Comentários