Captura de tilápias na Lagoa do Geladinho marca início da Semana da Água

 

Os peixes pequenos serão reintroduzidos em outros mananciais

Capturados por uma rede, diversas tilápias foram retiradas da lagoa do Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, na manhã desta terça-feira, 16. A prática de despesca marcou o início da Semana da Água, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam).

 

Os alevinos (pequenos peixes) serão reintroduzidos em outros mananciais para reprodução - nos distritos de Tiquaruçu, Humildes e no povoado Terra Dura. Os de tamanho médio foram devolvidos para a lagoa. Já os peixes adultos serão doados para instituições de caridade para consumo na Semana Santa. 

Segundo João Dias, chefe da Divisão de Educação Ambiental, a lagoa do Geladinho apresentava peixes em excesso. Daí a necessodade da despesca para evitar problemas de superpopulução. 

"É preciso retirar esses peixes para que o habitat natural tenha um conforto maior", acrescentou o secretário de Meio Ambiente, José Carneiro, que esteve acompanhando a ação. 

Dever de todos!

A lei municipal de n°120/2018 estabelece que é responsabilidade da Semmam monitorar as águas do município e a qualidade ambiental, incluindo a flora e a fauna. Para João Dias, apesar dessa responsabilidade, preservar o meio ambiente é um dever de todos.  

"Sem água é impossível que haja vida no planeta, e se estiver poluída é possível contaminar os humanos, por isso é importante preservar esse bem tão precioso", afirma.

O secretário de Comunicação, Edson Borges, esteve representando o prefeito Colbert Filho.

Clique aqui e ouça o podcast

Clique aqui e assista ao vídeo



Postar um comentário

0 Comentários