Hoje é dia: Dia de Iemanjá e de prevenção ao câncer marcam semana

 

Relembre fatos e datas da semana de 31 de janeiro a 6 de fevereiro

Imagine algo desaparecendo diante dos seus olhos? Poderia até ser um truque já que, neste dia 31 de janeiro, comemora-se internacionalmente o Dia Mundial do Mágico. Mas, entre a noite do dia 3 de fevereiro e a madrugada do dia seguinte, foi a população nordestina que ficou sem ver nada devido a um blecaute que deixou praticamente todos os estados nordestinos, exceto Maranhão, no escuro.

Confira a lista de datas aqui

Confira todas as efemérides de janeiro de 2021 aqui

Confira todas as efemérides de fevereiro de 2021 aqui


O caso ocorreu há dez anos, devido a uma pane em uma linha de transmissão no município de Jatobá, sertão de Pernambuco. Na época, houve saques locais, pane em equipamentos como caixas eletrônicos e falta de água em três estados. 

O último apagão no Brasil aconteceu recentemente, no final de dezembro de 2020. O Amapá, estado do Norte brasileiro, passou por dois blecautes seguidos e ficou 22 dias com a energia funcionando em esquema de rodizio

Iemanjá, rainha do mar

Toda virada de ano, os litorais brasileiro ficam lotados de pessoas fazendo homenagens a Iemanjá, considerada a “Rainha do Mar”. Mas a maior homenagem a Iemanjá ocorre mesmo no dia 2 de fevereiro, dia dedicado à divindade. Em 2013, a EBC explicou origem das homenagens ao orixá associado aos rios e desembocaduras. Já nas Rádios EBC, é possível ouvir Marisa Monte, Gal Costa e Joyce cantando para Iemanjá. Ouça:

Prevenção ao câncer

Há mais de 20 anos, o dia 4 de fevereiro foi escolhido mundialmente para alertar sobre a ampliação de campanhas de diagnóstico precoce da doença e lembrar a população de não negligenciar eventuais sintomas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), outro hábito que ajuda na prevenção é a atividade física. Vinte minutos de caminhada por dia já diminuem os riscos. 


Assista a detalhes sobre diferentes fatores de risco do câncer no Brasil e no mundo:

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2021)

31 de janeiro a 6 de fevereiro
31

Morte do cantor, instrumentista, arranjador e compositor paraense Ismael Netto (65 anos) - criador do conjunto Os Cariocas, grupo vocal de grande popularidade e que teve intensa atuação na época da bossa nova. Seus arranjos vocais, a quatro e cinco vozes, fizeram o diferencial do conjunto em relação a seus antecessores, que cantavam a três vozes. Segundo Ruy Castro, em seu livro Chega de Saudade, a importância de Ismael para a música popular brasileira, como harmonizador, ainda está por ser conhecida, mas, em seu tempo, ele era um prodígio

Dia Mundial do Mágico

Fundação do município amazonense de Nhamundá do Corocoro no médio Amazonas (65 anos)

1

Nascimento do ator estadunidense Clark Gable (120 anos)

Nascimento do treinador e ex-futebolista paulista Carlos Alberto Dario de Oliveira, o Alfinete (60 anos)

Nascimento do compositor paulista Pedro Caetano (110 anos) - figura de destaque da chamada Época de Ouro da MPB

Morte da escritora britânica Mary Wollstonecraft Godwin, a Mary Shelley (170 anos)

Nascimento do político russo Boris Nicoláievitch Iéltsin (90 anos) - primeiro presidente da Rússia após o colapso econômico da União Soviética

Estreia da Opera La Bohème, de Giacomo Puccini, no Teatro Regio de Turim (125 anos)

Dia do Publicitário

Inauguração do Sambódromo do Anhembi (30 anos)

2

Nascimento do ativista franco-brasileiro Bertrand de Orléans e Bragança (80 anos) - descendente da família imperial brasileira, atua como um dos líderes do monarquismo no Brasil

Morte do dançarino, ator de cinema, teatro e televisão, cantor, diretor, produtor, roteirista e coreógrafo estadunidense-irlandês Eugene Curran Kelly, o Gene Kelly (25 anos)

El Salvador constitui-se em república unitária e independente das outras repúblicas da América Central (180 anos)

Dia de Iemanjá - também conhecida pelo sincretismo afro-brasileiro com Nossa Senhora dos Navegantes

Dia Mundial das Zonas Úmidas - as zonas úmidas são consideradas um dos ecossistemas mais produtivos do mundo e os mais ameaçados, conforme alerta da ONU

Festa de Iemanjá, em Salvador

3

Nascimento do cartunista paulista Fernando Gonsales (60 anos)

Ocorre um blecaute de energia elétrica que atingiu quase todos os estados do nordeste brasileiro, em oito dos nove estados da região (10 anos)

A primeira sonda espacial da União Soviética a fazer um pouso suave na Lua e a a tirar fotos da superfície, Luna 9 (55 anos)

Dia da Navegação do Rio São Francisco

4

Nascimento da feminista e escritora estadunidense Betty Naomi Goldstein, a Betty Friedan (100 anos)

Dia Mundial de Combate ao Câncer

5

Morte do artista plástico cearense Aldemir Martins (15 anos)

Dia Nacional da Mamografia

6

Nascimento do político estadunidense Ronald Wilson Reagan (110 anos)

Voo Birgenair 301 cai na costa da República Dominicana matando todas as 189 pessoas a bordo, é o pior acidente envolvendo um Boeing 757 (25 anos)

Inauguração da Ponte Costa e Silva (45 anos)

Edição: Nathália Mendes

Postar um comentário

0 Comentários