China lança moeda digital, a versão digital do yuan

Imagem: googleimagem (reprodução)

Entre as maiores economias do mundo, a China se tornou a pioneira no desenvolvimento de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC).
O gigante asiático concluiu um teste do DC / EP, como é conhecida sua moeda digital, em setembro e atualmente o está implantando nas principais plataformas de e-commerce do país.

Compreenda o que é o Yuan Digital

O que é DC / EP?
O Pagamento Eletrônico de Moeda Digital (DC / EP) é uma versão digital do yuan - a moeda nacional da China. O DC / EP é apoiado por depósitos em yuans detidos pelo banco central da China e está em desenvolvimento há pouco mais de cinco anos. De acordo com o acordo atual, os bancos são obrigados a converter parte de seus ativos em yuans para a forma digital e distribuí-los a empresas e cidadãos por meio de tecnologia móvel.

Como o DC / EP é diferente das criptomoedas existentes?
A maior diferença entre DC / EP e criptomoedas existentes é seu status legal. O DC / EP pode ser usado como um mecanismo de pagamento e é aceitável como moeda de curso legal, mas a legalidade do uso de criptomoedas para pagar por bens e serviços na China ainda não está clara.
Além disso, existem dois outros principais pontos de diferença entre DC / EP e criptomoedas disponíveis no mercado. O primeiro diz respeito à descentralização. As criptomoedas são descentralizadas, o que significa que sua economia e fornecimento não são controlados por uma única entidade. Em contraste, as alavancas do yuan digital serão firmemente controladas pelo governo da China.

A segunda diferença entre uma criptomoeda padrão e o yuan digital é o anonimato. O primeiro é anônimo, em vários graus dependendo da moeda, enquanto o último não é. Conforme mencionado anteriormente, o governo chinês será capaz de rastrear a movimentação da moeda em sua economia e monitorar seu uso.

Quais são os benefícios do Yuan digital para o governo chinês?

Primeiro, a moeda digital permitirá ao governo chinês acompanhar melhor o fluxo de dinheiro em sua economia e tomar melhores decisões de planejamento. O dinheiro continua sendo o modo dominante de transação para pagamentos na China, mas novas formas de pagamento que ultrapassaram o sistema de cartão tornaram-se extremamente populares nos últimos tempos. Esses novos métodos de pagamento dependem de transferências digitais de dinheiro usando uma variedade de intermediários de tecnologia, incluindo dispositivos móveis, códigos QR e sistemas de token.
Firmas de pagamento como Alibaba Group Holding Limited (BABA) AliPay e Tencent Holdings Limited (TCEHY) WeChat estão na vanguarda dessa mudança. Um yuan digital se encaixa perfeitamente nessa transformação. Também atende às necessidades do governo porque os tokens digitais são mais fáceis de rastrear do que o dinheiro.
Um terceiro benefício do yuan digital é que ele pode ajudar a impulsionar o renminbi ao status de reserva internacional. Após a crise financeira há mais de uma década, banqueiros e economistas internacionais têm discutido cada vez mais a possibilidade de uma substituição do dólar americano no comércio internacional.

Em segundo lugar, um yuan digital permitirá à China trazer sua população sem banco para a economia dominante. A China tem o maior número de pessoas sem acesso a um banco, e uma moeda digital permitirá que mais delas participem da economia convencional sem produtos bancários e infraestrutura caros.

Como principal meio de transação na segunda maior economia do mundo, a moeda chinesa deve ser uma contendora natural pelo spot. No entanto, o dólar americano ainda responde por 88,3% de todas as transações de liquidação internacional, enquanto o renminbi tem apenas 4%. A digitalização da moeda ajudará a acelerar as liquidações internacionais usando a moeda e ajudará a torná-la mais popular entre os comerciantes internacionais.


Fonte: https://www.investopedia.com

Postar um comentário

0 Comentários