Embasa e Coelba são as empresas que mais tiveram reclamações este ano no Procon de Feira de Santana

 


Diariamente chegam ao Acorda Cidade, muitas reclamações da população sobre os valores excessivos de contas de luz e água. O superintendente da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Cleudson Almeida, apresentou um balanço sobre as principais queixas que chegaram ao órgão em 2020 e de acordo com ele, foram registradas 4.532 reclamações e a fiscalização do órgão atuou em 1.669 atividades externas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Sem dúvida nenhuma, o que se tem mais reclamação aqui no órgão é em relação a prestação de serviços referente a Embasa e a Coelba. Muitas pessoas reclamando sobre preços de faturas, entendendo que as faturas vieram com os valores elevados, considerando uma média de consumo e considerando também habitualidade do consumidor em suas residências”, disse.

O superintendente frisou ainda que o ano de 2020 foi um ano atípico e que mesmo com a suspensão das atividades comerciais em determinados períodos, o Procon esteve atuante e registrando as demandas.

“Com o trabalho da fiscalização foram abertos 303 processos administrativos e com o trabalho de atendimento aqui no órgão e através do sistema online foram abertos 905 processos. Na pandemia 147 estabelecimentos do tipo farmácia foram vistoriados e notificados quando se detectou o aumento do álcool em gel e produtos de higiene. No início da pandemia diversas denúncias foram registradas aqui no órgão sobre a questão do aumento do preço, principalmente do álcool em gel, então a fiscalização nesse período autuou verificando possíveis irregularidades e prática de abuso de preço”, frisou.

Cleudson relatou também que além das farmácias, supermercados, postos de combustíveis, agências bancárias, academias, lojas materiais de construção, bares e lanchonetes também foram segmentos que foram alvos de fiscalização da equipe de fiscalização daqui do Procon.

 

Fonte: Acorda Cidade

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