SAMU de Feira de Santana emite nota de esclarecimento sobre atendimento à ciclista

 


Diferente ao que está sendo informado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esclarece que levou vinte e oito minutos para atender o ciclista Vinícius Souza Lima, após o contato com o órgão, e não duas horas depois. Ele sofreu um acidente na noite de terça-feira, 29, quando estava trafegando pela avenida João Durval Carneiro.

 

A equipe do SAMU foi acionada às 00h10min, saiu da base às 00h12min, chegando ao local do acidente às 00h19min. A ambulância deixou o local transportando o paciente às 00h38min, que foi levado para a UPA da Queimadinha.

Na unidade de saúde, Vinícius foi avaliado pelo médico plantonista, realizado anamnese, exame físico e indicado para uma avaliação com ortopedista, visto que se tratava de um trauma sofrido pelo paciente durante ciclismo. 

Desta forma, o paciente foi encaminhado para a rede Estadual de Urgência. A Unidade de Pronto Atendimento do Estado é referência em trauma, possuindo ortopedista de plantão 24horas, diferente da UPA Queimadinha que é referenciada para demandas clínicas.

Vale salientar que, qualquer paciente que tenha necessidade de atendimento de urgência por trauma, que chegue por demanda espontânea, tem garantido o atendimento inicial de acordo com os protocolos do ATLS (Advanced trauma Life Support) e posteriormente, ele será encaminhado para unidade que possa prestar os cuidados necessários.

Respeitando o Código de Conduta interno da unidade, o SAMU reafirma o compromisso de proteger a qualidade e o desenvolvimento da vida por meio da excelência na gestão do recurso disponível em saúde.

Postar um comentário

0 Comentários