"Outubro Rosa": Exame para diagnóstico do câncer de mama será por agendamento

 


"Outubro Rosa em tempos de Covid-19". Neste ano, o movimento contra o câncer de mama será feito de uma forma diferente pela Secretaria Municipal da Saúde. Os serviços ofertados serão por agendamento.

 

Segundo a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, para oferecer o melhor atendimento ao público e evitar aglomerações não haverá demanda espontânea. 

Através de agendamento, as unidades de saúde do município estarão encaminhando as mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, para a realização do exame de mamografia no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) e no Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH).

O movimento "Outubro Rosa" visa alertar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama e a realização de exames para diagnóstico da doença.

A enfermeira Alessandra Magalhães, referência técnica em Saúde da Mulher, informa que a tradicional Corrida Pink and Blue (ação inerente ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul) não será realizada neste ano.  Entretanto, outras atividades serão promovidas nas unidades de saúde, cujas ações deverão ser estendidas até dezembro.

O câncer de mama se tornou um grave problema de saúde pública, sendo hoje uma das neoplasias malignas que mais mata mulheres no Brasil. Para 2020, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que cerca de 66.280 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no país.

Postar um comentário

0 Comentários