Novos espaços e normas de segurança marcam retorno das atividades práticas na UniFTC de Feira de Santana

 



A Rede UniFTC vem gradualmente retornando às atividades práticas nas unidades que integram o Grupo Educacional, sempre seguindo as recomendações das autoridades. Depois de Juazeiro e Petrolina, chegou a vez de Feira de Santana.  As aulas práticas do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana serão retomadas a partir de 03 de novembro. As clínicas-escola e laboratórios também estão autorizados e voltarão a funcionar progressivamente.


“As atividades práticas são fundamentais para a formação profissional, especialmente nos cursos de saúde. Estamos prontos para receber nossa comunidade com toda a segurança necessária, nas aulas práticas e nos atendimentos”, afirma a diretora da UniFTC Feira de Santana, Marcly Amorim.

Para mais informações, acesse o portal Meu Retorno com Segurança

Os colaboradores da Rede UniFTC passaram por uma série de cursos preparatórios visando o retorno das atividades práticas, como Treinamento de Segurança do Trabalho no Combate ao Covid (procedimento padrão para acesso ao campus, limpeza e desinfecção), Procedimento Operacional Padrão de Segurança na Higienização, Desinfecção e Manutenção das Unidades; Uso correto dos produtos de higienização e desinfecção (hipoclorito de sódio, álcool gel 70 e quaternário de amônio), Uso Seguro do Pulverizador Costal e Como Utilizar as Câmeras Térmicas.

Eles aprenderam também a utilizar os principais EPIs – protetor facial, óculos de proteção, máscara TNT, máscara PFF 2, máscara de tecido, luva nitrílica, luva de procedimento, avental descartável, gorro, propé, máscara tripla, termômetro e tapetes sanitizantes e – mais pulverizadores usados nos espaços extra campus para desinfecção.

Arrumando a casa - Todos os espaços, dentro e fora do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana, foram cuidadosamente preparados para o retorno. Da pintura do piso dos laboratórios à ampliação dos espaços, está tudo pronto. Os professores e estudantes podem se preparar para as aulas práticas de Química, Anatomia e Patologia Animal, Química geral, Biologia, Análises Clínicas e Engenharias. A Clínica Veterinária também está devidamente preparada para o atendimento, que é feito pelos alunos, com a supervisão dos professores.

“Durante todo esse período em que as atividades estiveram suspensas, cuidamos muito bem de todo o espaço, bem como das salas que terão aula prática, na parte térrea, e a biblioteca”, afirma o supervisor da unidade de Feira de Santana, Gilvan Santana Brito. Ele destaca ainda a manutenção permanente da Biblioteca, pois mesmo com atendimento virtual deve ser mantido o acervo em ordem para eventuais pesquisas.

O Núcleo de Atendimento Integral à Saúde (NAIS) mudou completamente, desde que as atividades foram suspensas. Agora são 22 salas, mais amplas e arejadas, em dois andares de um prédio na avenida Getúlio Vargas, 2.751, uma das principais vias da cidade. O espaço é multidisciplinar, reunindo os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem e agora Farmácia, com atendimento para adultos e crianças.

“Os atendimentos seguem as normas de biossegurança estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde e previstas no Plano de Contigência da Rede UniFTC”, explica a professora Cristina Borges, coordenadora do curso de Fisioterapia e do NAIS, ressaltando a redução do número de atendimentos. No mesmo endereço passa a funcionar também o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), do curso de Direito.

A estrutura permanece a mesma na Clínica Odontológica, mas a conduta passa a seguir todas as normas de biossegurança estabelecidas pelos órgãos de Saúde neste período de pandemia. “Reduzimos a quantidade de alunos de 12 para seis a cada aula e orientamos todos os cuidados, como uso dos protetores faciais e da máscara N-95 e higienização das mãos”, diz a professora Aline Vilas Boas, coordenadora de Odontologia.

No Laboratório de Educação Física, que fica dentro do campus, as recomendações são semelhantes, assim como a redução do número de alunos e de pessoas atendidas nas aulas práticas. Segundo a coordenadora do curso, professora Aline Adães, a capacidade do espaço é para 30 pessoas, mas será permitida a participação de apenas 15.  “Todos usando os EPIs recomendados e seguindo as normas de segurança”, ressalta.

Aulas teóricas e demais unidades

As aulas teóricas em Feira de Santana, assim como em todas as outras unidades da UniFTC, permanecem sendo realizadas de maneira virtual, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC).

Lembramos que as Instituições de Ensino Superior são controladas por determinações da esfera Federal – como os Ministérios da Saúde e da Educação -, mas, por conta da pandemia, as atividades em seus campi passaram a ser reguladas pelos estados e municípios. Exceto pelas Unidades Feira de Santana, Juazeiro e Petrolina, as aulas práticas seguem suspensas na Rede UniFTC.

Postar um comentário

0 Comentários