Feira em História - Aquela quinzena de agosto de 1960

 


Vamos viajar no tempo, voltar aos anos 60 e lembrar o que estava acontecendo na Feira de Santana, mais precisamente no começo da segunda quinzena de agosto de 1960 há exatos 60 anos. (Adilson Simas)

Arnold Silva era o prefeito da cidade, eleito pela UDN nas eleições de 1958. Jornalista e diretor da “Folha do Norte” na sua administração surgiram as primeiras pavimentações asfálticas, pois até então usava-se apenas paralelepípedos no calçamento das vias públicas.

O outro poder, o legislativo, tinha 13 vereadores, basicamente da UDN e do PSD e na presidência estava o udenista João Durval. Já o poder judiciário tinha no juiz Viana de Castro um dos seus titulares.

Vale frisar que dos vereadores em atividades no distante agosto de 1960, João Durval e Colbert Martins foram eleitos prefeitos de Feira em duas oportunidades e Artur Vieira, eleito o primeiro prefeito de Anguera. Já Oscar Marques chegou a deputado estadual.

Ainda se comentava na cidade a reeleição de Aurino de Sena Lima para mais um período na presidência da Filarmônica Vitória. Como vice foi eleito Gabriel Correia Ramos do famoso fabrico de licor na Rua da Chevrolet e como secretário Ângelo Pedra Branca, pai do radialista Itajaí Pedra Branca.

Para inaugurar a galeria dos seus presidentes o Feira Tênis Clube anunciou para o final do mês uma grande festa dançante tendo como atração a cantora Maisa Matarazzo. O “aristocrático” da cidade, como era chamado o FTC, nos velhos bens tempos tinha na presidência Osvaldo Torres.

Foi publicado um aviso da Associação Rural de Feira informando aos pequenos produtores da zona rural que por conta das ultimas enchentes estava vendendo a preço de custo enxadas, enxadetas, facões, foices, pás, picaretas, além de inseticida BHC.

Ideia do Departamento Musical, no dia 16 a Rádio Cultua promoveu no seu auditório o Primeiro Festival de Rock, tendo como apresentadores Ivanito Rocha e Edson Magalhães, além dos locutores Lucílio Bastos e Maria Helena da co-irmã Rádio Sociedade. Os garotos Marcelo Melo e Roberto Oliveira, foram as grandes atrações.

Com a presença do senador Domingos Velasco e dos deputados Ultimo de Carvalho, Fernando Santana e Hamilton Cohin, foi realizado mais um comício pró candidaturas Lott presidente, Jango vice. Aconteceu no coreto da Praça Fróes da Motta e o primeiro orador foi o advogado Francisco Pinto.

Muitos eventos na cidade marcaram os dez anos de fundação da Rádio Cultura. Encerrando com chave de ouro, Nelson Gonçalves, o maior cantor do Brasil, fez uma inesquecível apresentação no auditório da emissora.

Esteve na cidade Djalma Reis Alves, instrutor da Banda Musical do Colégio Ipiranga de Salvador. Veio acertar a participação da banda no desfile de 7 de setembro. Também acertou que a delegação, com 74 figurantes ficaria hospedada no Ginásio Santanópolis.

Foi publicado o Decreto Estadual aposentando Constantino Vicente dos Reios do cargo de Escrivão dos Feitos Cíveis e Criminais, do 1ºOficio do Termo de Feira de Santana. Por outro decreto foi nomeado para responder interinamente Edmilson Lopes dos Reis.

Anunciado para o dia 27 a chegada a esta cidade de Ruy Cajueiro, novo Governador do Distrito 455 do Rotary Internacional, para uma visita oficial aos rotarianos de Feira de Santana. Vale frisar que o tradicional clube de serviços era presidido por Antonio Alves Caribé.

A crônica social registrou o aniversário de José Olimpio, quando sua genitora, Aurelina Mascarenhas demonstrou ser uma grande anfitriã. Entre as presenças jovens a crônica destacou Noide Cerqueira, Armando Luiz Sampaio, Luiz Silvany e Eme Portugal – “o divino cronista”.

Nas suas “Notas Esportivas”, Ivanito Rocha comenta a rodada dupla do certame feirense de amadores. No jogo “esfria sol” o Flamengo aplicou 2 a 1 no Bahia. No jogo principal o Mecânico ganhou também  de 2 a 1 para o Botafogo, gols de Juarez e Bululu para o time do óleo e Tenor para o time do Tanque da Nação. Colbert Martins era o técnico do Mecânico e Manuel de Emilia o dono do Botafogo..

Postar um comentário

0 Comentários