Memorial da Feira mostra homenagem ao intelectual Dival Pitombo em 1990


Um vídeo produzido pela Academia de Letras de Feira de Santana mostra uma homenagem póstuma ao poeta e intelectual Dival Pitombo, com a inauguração de uma sala com seu nome no antigo Museu Regional. Professor e animador cultural, Dival foi, juntamente com Odorico Tavares,  o fundador do Museu Regional, que funcionava onde hoje é o Museu de Arte Contemporânea, na Rua Geminiano Costa.

Transferido em 1995 para o Cuca – Centro Universitário de Cultura e Arte, com o nome de Museu Regional de Arte, o Museu Regional foi inaugurado em 1967, com um rico acervo de pintores modernistas brasileiros e ingleses, doado pelo legendário jornalista Assis Chateaubriand. 
A homenagem a Dival Pitombo, realizada em 1990, reuniu várias personalidades do mundo cultural e político de Feira de Santana, além de familiares do homenageado, entre eles o cirurgião-plástico Volney Pitombo. Na ocasião, houve também a entrega do Prêmio Literário Alberto Boaventura, e uma mostra de fotos e recortes de jornais sobre Dival Pitombo, além de uma exposição de livros de vários autores de Feira de Santana.
O vídeo pode ser visto na seção Relíquias da Feira, do portal Memorial da Feira, mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. O endereço do portal é www.memorialdafeira.ba.gov.br.

Postar um comentário

0 Comentários