Médicos da rede municipal são capacitados sobre manejo da via aérea em pacientes com Covid-19


Um total de 108 médicos da rede municipal de saúde estão sendo capacitados quanto ao manejo de via aérea para atendimento a pacientes com Covid-19. O curso é resultado de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Na manhã desta sexta-feira, 15, foi concluída a parte prática do curso - a etapa teórica consistiu na aplicação de vídeo-aulas. O médico Leonardo Rossi, um dos ministrantes da capacitação, observa que é fundamental que os profissionais estejam totalmente preparados para o atendimento a população neste momento de pandemia. "Por ser uma doença que compromete muito rápido a parte respiratória, então necessita de um manejo muito rápido e objetivo da via aérea do paciente", ressalta. 
O médido Ricardo Figueiredo, também ministrante do curso, explica que durante a capacitação os médicos aprendem tanto o método de intubação convencional como a intubação orotraqueal (IOT) - que  consiste na colocação de um tubo dentro da via aérea através da via aérea superior do paciente (boca – laringe – traqueia), utilizando um laringoscópio.
Para o médico Ronald Rocha, que atua na UPA do bairro Queimadinha e participou da capacitação, a qualificação profissional é fundamental neste momento. "É muito importante essa iniciativa da Prefeitura em preparar os profissionais, a partir de conhecimento técnico, para proporcionarmos um atendimento cada vez mais de qualidade a população. E neste caso, o conhecimento salva vidas", salienta. 
O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que a capacitação profissional é uma ação fundamental no enfrentamento a pandemia. "Médicos qualificados e preparados para salvar vidas. O mundo enfrenta um momento muito delicado e buscamos estar prontos para atender a população da melhor forma possível". 

Postar um comentário

0 Comentários