Feira em História: Primeira Quinzena de Maio de 1981


Esta semana vamos lembrar aos leitores alguns fatos que foram notícias em Feira de Santana durante a primeira quinzena do mês de maio de 1981, há exatos 39 anos (Adilson Simas).

Abrindo a quinzena, na sexta-feira, 1º, foi noticiado que por pouco o encontrada na garrafa de Coca Cola que estava lacrada. O refrigerante foi comprado na lanchonete de uma galeria na Rua Sales Barbosa.
A cidade no sábado, 2, estava em clima de micareta que naquele ano foi mais longa por conta do feriado do dia 1º. No Cajueiro, Tênis, Euterpe e outros clubes os bailes foram iniciados, e nas ruas  bloco como “Os Nacionais” e o trios como os  “Traz os Montes” já arrastavam a multidão.
A música “Deixa o coração mandar”, de louvação a Mário Kertész, prefeito de Salvador, além de já cantada intensamente nos clubes, chegou também ao sitio momesco, tocada nos trios, mesmos os contratados pela prefeitura, pois não conseguia evitar.
Mesmo com a micareta dominando o noticiário, a imprensa divulgou que a ultima sessão da câmara antes do inicio da folia, “não durou mais de 65 minutos”. Os vereadores estavam mais ligados no Baile dos Artistas e no jogo Grêmio x São Paulo, decidindo a Taça de Ouro.
No dia 5 Juvenal Teodoro presidente da comissão o PT de Feira foi com outros petistas a Salvador, para eleger a seguinte executiva estadual: Edival Passos (presidente), Jorge Almeida e Nilson Bahia (vices), Marco Antonio Nascimento e Waldir Regis (secretários) e Paulo Antonio Freitas e Carlos Antonio Leite (tesoureiro).  
Além dos eleitos para a executiva, mais quatro nomes formaram na comissão regional, representando as cidade de Salvador, Conquista, Alagoinhas e Feira, esta  com o nome do próprio Juvenal Teodoro. Irecê, Jacobina, Paulo Afonso e Extremo Sul deram os suplentes.
Aida na manhã de quarta-feira, 6, “um vazamento no cano da rede de abastecimento de água  provocou o desabamento de parte do calçadão da Rua Sales Barbosa e abalou a estrutura do Edifício da Galeria Caribe”.  
Na quinta-feira, 7, do jornal “Feira Hoje” circulou com a seguinte manchete: “Ameaçado edifício da Galeria Caribé”. O texto diz que “o prédio teve algumas de suas vidraças quebradas e apresenta rachadura”.
Rotarianos representando  57 clubes dos Estados de Sergipe Alagoas e Bahia chegaram a esta cidade na sexta-feira, 8, para a XXIV Conferencia Distrital de Rotary Internacional,   numa promoção dos dois clubes locais, Rotary Feira e Feira-Leste.
O evento, realizado no Clube de Campo Cajueiro teve o objetivo de preparar os clubes do Distrito 455 (Sergipe, Alagoas e Bahia)  para a Conferencia de São Paulo no final do mês. O Distrito 455 tinha como governador o rotariano feirense Jonathas Teles de Carvalho.
Sábado, 9, com dados do CDL, o colunista Antonio José Laranjeiras listou as dez empresas que mais consultaram o SPC: Sadel, Universal Moveis, Lojas Santana, Feira Retalhos, Sapataria Oliveira, Casas Pernambucanas, Finivest, Mersan, Banorte e Sapataria Costa
O jornal “Feira Hoje” de domingo, 10, destacou a passagem por Feira do governador Antônio Carlos Magalhães, para cumprir compromisso em Antonio Cardoso. Muitos arenistas foram receber ACM no campo de pouso, hoje Conjunto George Américo.
Poucas indicações e muitos discursos, assim a foi sessão da câmara na segunda-feira, 11, conforme registrou da imprensa no dia seguinte. Foram  tribuna, Adessil Guimarães, Hermes Sodré, Rubem Carvalho, José Pinto, Aloísio Lima, Renato Sá  e Vavá Machado.
Como aconteceu em todo o país, na tarde de terça-feira, 12, a cidade parou para assistir o primeiro grande teste da Seleção Brasileira visando o Mundial da Espanha em 1982. O jogo foi contra a Inglaterra, em Wembley, onde os ingleses jamais perderam para os sul-americanos.
Na edição do dia 13, o “Feira Hoje” disse na capa: “O tabu foi quebrado: um pais sul-americano conseguiu vencer a Seleção da Inglaterra, em Wembley e este país foi o justamente Brasil que aplicou ontem 1 a 0 nos britânicos, gol marcado por Zico”.
A grande notícia na quinta-feira, 14, foi o encontro do deputado Francisco Pinto com o ex-governador Roberto Santos, ocorrido na noite do dia anterior, no palacete do líder político Eduardo Fróes da Motta, que estava comemorando 90 anos.
E no mais, na sexta-feira, 15, fechando a quinzena, o jornal “Feira Hoje” anunciou que a fachada do prédio da Galeria Caribé “poderá ser demolida ou ter sua base reforçada”. Deu a segunda opção...

Postar um comentário

0 Comentários