Coordenadora do SAMU esclarece denúncias de enfermeiro sobre procedimentos do órgão em razão da pandemia


A coordenadora do SAMU em Feira de Santana, Maíza Macedo, contesta as denúncias feitas pelo enfermeiro Edklércio Gomes e publicadas em vídeo através das redes sociais.

Quanto  a suposta utilização no trabalho, de servidores profissional que esteja em grupo de risco, a coordenadora explica que, o funcionário  portador de comorbidade deve se encaminhar ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal e solicitar afastamento. O DRH, por sua vez, apresenta o pedido ao CEREST, órgão técnico responsável pela medicina do trabalho no âmbito da Prefeitura, que avalia o relatório de comorbidades  e decide sobre a aptidão.

Relativo ao aproveitamento de idosos no trabalho, o SAMU e os demais órgãos públicos municipais  "seguem rigorosamente o que diz a legislação". 
A lavagem e desinfecção de macacões, de acordo com a coordenadora  no início da pandemia,  o SAMU providenciava o descarte do  equipamento, em atendimento a casos confirmados de Covid-19. Logo decidiu-se pelo descarte, também, após a assistência a  suspeitos de portar o vírus. 
"A lavagem e desinfecção de material reutilizável é feita nos mesmos moldes do que ocorre em outras unidades pelo Estado, respeitando-se os protocolos", afirma a coordenadora. 
Conforme a enfermeira Maiza Macedo, o SAMU Feira de Santana providenciou, inclusive, roupa privativa para as equipes, vestida sob o macacão. Máscaras N95, toucas, luvas de procedimentos, óculos de proteção individual e protetor facial também distribuidos a todo o pessoal.

Postar um comentário

16 Comentários

  1. A Coordenação Geral do SAMU, Dra Maiza Macedo trabalha respaudada nas diretrizes do Ministério da Saúde juntamente com os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde.

    ResponderExcluir
  2. A Dra Maísa é uma profissional de extrema responsabilidade, a competência da mesma é inquestionável.

    ResponderExcluir
  3. Otima esclarecimento dr. Maisa! A senhora é um exemplo de profissional seria, extremamente competente e que faz questao que os protocolos sejam cumprido respeitando as medidas da OMS.

    ResponderExcluir
  4. Sempre com uma conduta pautada na legalidade, coerência e sensatez, a coordenadora do SAMU Maíza Macedo faz um trabalho brilhante a frente do serviço e em prol da sociedade feirense.

    ResponderExcluir
  5. A saúde pública precisa de profissionais desse nível, trabalha e faz acontecer!!!!

    ResponderExcluir
  6. Em um momento delicado na Saúde Coletiva Mundial, há profissionais que ficam buscando aparecer com informações inverídicas, que pena existir profissionais com esse perdi. Porém o que importa é que a frente do SAMU de Feira de Santana tem-se uma profissional tecnicamente capacitada e comprometida com a Saúde Coletiva da população Feirense. O momento é de respeito e dedicação, siga em frente Dra Maísa Macêdo.

    ResponderExcluir
  7. Tenho total confiança nesta instituição, que salva muitas vidas todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. Tenho total confiança nesta instituição, que salva muitas vidas todos os dias.

    ResponderExcluir
  9. Dra Maíza é uma profissional séria e competente, sempre buscou e busca o melhor para o SAMU de Feira de Santana, quem acompanha de perto sabe disso, sem ela o SAMU de Feira não seria o que é hoje!!
    Não orientaria uma prática que não seja baseada em protocolos oficiais!!

    ResponderExcluir
  10. o profissionalismo e competência de Dra Maiza Macedo são inquestionáveis !!!o SAMU de Feira de Santana tem destaque no cenário Nacional isso não é pouca coisa !!! parabéns Maiza pela seriedade e compromisso de seu trabalho . A população agradece !!!

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a falta de conhecimento cientifico e discernimento sobre essa pandemia e suas repercussões na saude motivam a fala infundada de algumas pessoas que VIVEM TENTANDO promover picuinhas e difamar uma profissional do cacife de Maiza Macedo, parabens pelo excelente trabalho frente as samu !!! estudar pode ser um bom começo ... #ficaadica

    ResponderExcluir
  12. É preciso parabenizar os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus aqui na nossa cidade!! Num momento grave de saúde pública que estamos vivenciando é preciso um olhar atento pois nesta grave crise o que não falta são aproveitadores querendo fazer palanque político com intuito de se locupletar em meio a calamidade!!

    ResponderExcluir
  13. A professora Dra Maisa,sempre procurou fazer um dos melhores,trabalhos com toda sua equipe de grande responsabilidade,colocando em prática todo seu conhecimento,forma correta e demonstrando,para todos e todas sua competência e seu valor com grande respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns a Dra Maisa, sempre disposta a lutar pela enfermagem e pela sua equipe do SAMU.
    Continue nesse intuito de prestar o melhor serviço a comunidade sem descuidar de sua equipe.
    Continue firme em seus propósitos,parabéns pelo belo trabalho

    ResponderExcluir
  15. Confio plenamente no trabalho da professora Dra Maiza, uma excelente profissional de caráter e postura.

    ResponderExcluir