Aplicativo 156 já recebeu 758 denúncias de aglomerações no período da pandemia, informa prefeitura


O aplicativo Fala Feira, mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, já recebeu, neste período de pandemia, 758 denúncias de funcionamento inadequado de bares e outros estabelecimento que, por decreto municipal, estão proibidos de abrir suas portas.
De acordo com a prefeitura, geralmente as denúncias estão relacionadas à aglomeração de pessoas, que pode colocar em perigo a segurança individual, potencializando a possibilidade de transmissão da Covid-19, entre elas, que não obedecem as orientações do distanciamento seguro.
Ainda segundo a prefeitura, mais de 30% das denúncias foram confirmadas pela fiscalização, que notificou os estabelecimentos. Outras 425 reclamações ainda serão averiguadas. Apesar dos números expressivos, muita gente reclama que o 156 não funciona: não é atendido ou não vê a fiscalização apurando a denúncia recebida.
A coordenadora do telefone 156, Mariluce Araújo, explica que denúncias são enviadas às secretarias correspondentes, que tomam as providências previstas na legislação. Outras são encaminhadas para a Guarda Municipal. “Geralmente os guardas fazem abordagens de conscientização”.
O número de telefone para fazer denúncia é o 156 ou pelo aplicativo Fala Feira.
As reclamações relacionadas ao comércio, por exemplo, são encaminhadas à Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, responsável por estas ações no setor. A Seprev (Secretaria de Prevenção à Violência) está atenta às denúncias, feitas por cidadãos preocupados em manter baixos os índices de novas contaminações, e busca agilizar a sua verificação.

Postar um comentário

0 Comentários