A Jornada do Jovem Advogado

Como ter um início de carreira bem sucedido?



A gente passa pelo menos 5 anos ralando na faculdade, enfrentando e transpondo diversos obstáculos todos os dias: o cansaço, a fome, a rotina corrida, o trabalho, os estudos, as finanças... e então chega o grande dia da formatura! Ah, que momento maravilhoso!

Nesse dia alguns já estão aprovados no exame da OAB, alguns ainda vão fazer a prova, cada um está traçando seu destino com um objetivo: tornar-se advogado.
E então chega mais um dia especial (esse período da vida é cheio de grandes dias especiais, já reparou?) que é o dia do juramento e recebimento da carteira profissional, o primeiro dia da sua nova profissão: advogado/a.
E então os holofotes se apagam, os dias gloriosos terminam e você se vê em meio a uma verdadeira 5ª avenida de New York (tipo cena de filme) onde todos estão muito ocupados e correndo, andando determinados e parecendo super bem-sucedidos... e você se vê sendo o Jhon Travolta perdido
A vida perde o glamour e resta apenas muitas dúvidas, desafios e expectativas.
E apesar de todos os advogados mais experientes já terem passado por essa mesma situação, ninguém ou quase ninguém fala a respeito de como passar por essa fase e como superar os desafios iniciais e a gente se sente num verdadeiro vácuo e fica a sensação de "onde foi que eu me perdi?".
É bem verdade que para chegar até o dia do juramento e receber a carteira profissional de advogado existe uma verdadeira jornada e com certeza você pode se sentir muito vitorioso pelo simples fato de ter chegado até ali. Mas, o que não nos contam, é que isso é apenas o começo.
O diaadia profissional é mais uma longa jornada e grande parte é composta por subidas íngremes e nos resta apenas escalar. Os dias especiais que passamos nos passam a falsa sensação de que chegamos ao topo, quando na verdade, chegamos apenas em um novo patamar plano, seguido de mais subida.
Um fator determinante para se ter um início de carreira bem sucedido, com certeza, é a experiência com estágios nos mais diversos locais que oferecem essa oportunidade: escritórios de advocacia, fóruns, delegacias, etc. Mas nem todos têm essa oportunidade durante o período acadêmico.
Então para se ter um início de carreira bem sucedido, independente de sua experiência prévia, é estar disposto a aprender e sair da sua zona de conforto. É evidente que você sabe bastante coisa e que a faculdade te ensinou muito, mas você precisa admitir que existem certas habilidades que não domina porque não aprendeu na faculdade, mas na vida real, você precisa delas pra ontem!
Você não sabe como passar o valor dos honorários ao cliente, não sabe negociar, não sabe vender, não sabe gerir um escritório (se você resolveu abrir seu próprio escritório) e tantas outras coisas que você simplesmente não tem nenhuma informação arquivada dos cinco anos que se passaram nos bancos da faculdade!! Socorro!!
Mas calma! Como falei antes, isso são HABILIDADES! E vou te dar mais uma boa notícia: todos nós podemos aprender novas habilidades todos os dias, independente do nosso "jeito de ser".
Evidente que algumas pessoas já têm um "dom natural" de negociar, se comunicar, etc., mas não significa que essa pessoa domine as habilidades e nem significa que você que não nasceu assim não possa desenvolvê-las e tornar-se melhor do que aqueles que são "natos".
E saber que todos podem aprender novas habilidades é o grande ponto que eu gostaria de ter ouvido no início!
O que eu gostaria de ter ouvido no início também são as seguintes dicas (PRÁTICAS, porque eu já estava cheia de dicas evasivas):
1 - Observe e escute os advogados mais experientes, principalmente se você trabalha em um escritório em que existam advogados experientes;
2 - Seja curioso e faça perguntas aos seus colegas advogados mais experientes, pois eles adoram contar as histórias deles e você não pode se esquecer que todo advogado adora falar, esteja atento!
3 - Mantenha sua cabeça aberta e seja flexível pois não adianta pensar que apenas o que você sabe é verdadeiro e que as coisas funcionam apenas do jeito que você aprendeu. Quando você se permite estar aberto e ser flexível,, novas coisas incríveis podem acontecer!
4 - Acima de tudo seja ético pois você deve se lembrar que está construindo sua carreira profissional e ela se baseia na sua pessoa, no seu nome. Vale a pena construir uma boa rede de relacionamentos, tratando todos com ética, respeito e educação. Não vale a pena caminhar por caminhos sombrios pois você nunca sabe o dia de amanhã.
Se você mantiver essas dicas em mente, você estará construindo uma carreira de muito sucesso, pois em todos os lugares por onde você passar, as pessoas vão poder afirmar o quão dedicado, íntegro e bom profissional que é, e isso não tem dinheiro no mundo que compre!
No mais, não desanime! Siga em frente e quando tudo parecer difícil, se acalme, respire e tente de novo!

Postar um comentário

0 Comentários