Feira em História: Efemérides de 7 de fevereiro de 1974


Feira tinha como prefeito o advogado José Falcão da Silva e a câmara de vereadores era composta de quinze vereadores, sendo oito do MDB e sete da Arena. Na presidência estava o emedebista Antônio Carlos Daltro Coelho.
 
Além de Coelho eram do MDB Roque Aras, Gerson Gomes, Noide Cerqueira, Renato Sá, Nilton Belas, Otaviano Campos e José Raimundo. Pela Arena, Adessil Guimarães, José Flantildes, Carlos Pires, José Pinto, Newton Tavares, Dival Machado e Mário Moreira.
O Irdeb – Instituto de Rádio Difusora Educativa da Bahia, através da Coordenadoria Regional de Educação, anunciou a instalação de 23 novos tele postos nos municípios da região de Feira de Santana, sendo três deles nesta cidade.
Os postos se destinavam a realização de cursos para os exames supletivos. Os seus encarregados todos indicados pelos municípios, ganharam um curso de aperfeiçoamento realizado em Salvador, com as despesas pagas pelo Irdeb. Vale frisar que em Feira já funcionavam  dez tele postos.
Sobre supletivos, naquela quinta-feira, 7 de fevereiro, a edição 271 do jornal “Feira Hoje”, divulgou, com chamada na primeira página, a relação dos aprovados no exame supletivo de primeiro grau realizado no Instituto de Educação Gastão Guimarães. 
E ainda sobre educação, além de sua edição normal de quinta-feira,  no entardecer do mesmo dia o jornal “Feira Hoje” fez circular uma edição extra, com a relação dos aprovados no vestibular da Faculdade de Educação, fornecida pelo DESAP. A divulgação só foi feita 30 dias depois do concurso.
Técnicos do Departamento Nacional de Obras de Saneamento estavam na cidade. Vieram escolher a área para a instalação da lagoa de oxidação dos esgotos sanitários de Feira. Fixado o local, o Escritório de Planejamento Integrado, o EPI, entraria em ação providenciando a devida desapropriação.
Mais uma campanha foi iniciada em prol da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros  em Feira de Santana. À frente do movimento o jornal “Feira Hoje”, que em editorial citou entre os exemplos o incêndio verificado no ano anterior que destruiu parcialmente o Posto Cedep, localizado às margens da rodovia Feira/Salvador.  
Titular da antiga Secretaria de Serviços Urbanos, Dourivaldo Dórea reuniu a imprensa e anunciou que o prefeito José Falcão iria adquirir uma  frota de veículos apropriados para a limpeza publica. Mas disse também que “até lá temos que  utilizar carros particulares”
Quem também reuniu a imprensa foi o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Cícero Carvalho. No encontro anunciou que estará chegando para o Hospital Dom Pedro de Alcântara uma ambulância doada pelo Funrural. Além da ambulância farto material cirúrgico e mesas de operação.
Durante a coletiva o provedor Cícero Carvalho citou outras medidas em favor do hospital. E destacou entre elas a construção de uma dependência para indigentes com vários leitos e a implantação de um parque de estacionamento ao lado da área conhecida como campo do São Paulo.
A unidade local do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição escolheu as comunidades de Campo Limpo e Calumbí para mais um programa semanal de distribuição de alimentos a 200 famílias, com direito a orientação sobre nutrição e mais recreação infantil.
Quem retornou a cidade na quinta-feira, 7, foi o superintendente do Centro Industrial do Subaé, arquiteto Raimundo Torres, que se encontrava em Recife. Veio presidir a concorrência para as obras de implantação de uma etapa do sistema viário do CIS.
Ainda  sobre o CIS, na época uma autarquia municipal, que estava ganhando  20 quilômetros de rede de água, o superintendente solicitou dos técnicos do EPI  que todo projeto industrial que chegasse à Prefeitura passasse também pelo CIS. Era uma forma de evitar que indústrias poluentes se instalassem em área não conforme com o parque industrial da cidade.
Outro grande momento de quinta-feira, 7, foi a inauguração, às 17 horas, das novas instalações do Posto Fiscal  do quilometro 1.460 da rodovia BR 116 pertencente a região de Feira de Santana. O ato foi prestigiado pelo Delegado da Receita Estadual José Ferreira Cardoso e pelo Inspetor Fiscal Osvaldo Medrado. (Adilson Simas)

Postar um comentário

0 Comentários