Tradição de mais de duas décadas, Bonfim de Feira celebra "enterro do ano"


Um boneco, representando o 'ano velho', foi velado durante todo o dia 31 de dezembro no mercado municipal do distrito de Bonfim de Feira. As 0h00min do dia 1º de janeiro de 2020 o caixão foi queimado, simbolizando o "Enterro do Ano", uma tradição que já dura 24 anos na localidade.
 
"Essa brincadeira começou com um grupo de amigos. Todo ano alguém é homenageado, escolhido para ser o defunto. É um evento que envolve toda a comunidade do distrito", ressalta o funcionário público Risomário Lobo. 
A programação da noite começou com uma missa na igreja do distrito. Logo em seguida, um cortejo carregando o caixão do mercado municipal até a praça, onde aconteceu o ritual de queima do ano velho. Este ano o "defunto homenageado" foi o comerciante José Augusto Moreira.
Há 18 anos ele participa do evento e diz que sempre esperou pelo momento de ser 'homenageado'. "É uma satisfação muito grande", revela. Logo após a queima do ano velho, a animação ficou por conta do show do grupo Quixabeira da Matinha, atração contratada pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho.  

Postar um comentário

0 Comentários