Minha Primeira Audiência

Imagem: googleimagem (onadvoffice.com.br)

Depois que passei na prova da Ordem pensei que as coisas seriam mais fáceis, que tendo a carteira da OAB eu conseguiria trabalhar com mais facilidade, mais não foi o que aconteceu.

Iniciava ali uma das maiores dificuldades da minha vida. O que fazer e como fazer ?... Eu não sabia nada, e não tem ninguém disposto a te ajudar. Então estudo muito mais, faço muita pesquisa, e tiro duvidas com alguns advogados, mais não está sendo fácil.
A discriminação também é grande por eu ser negra, pobre e estar iniciando na advocacia.
A minha primeira audiência foi como defensora dativa. A defensoria me enviou um furto qualificado. Fiquei apavorada, e agora? O que vou fazer? Eu nunca tinha feito uma defesa právia, nenhuma petição, nada.
Na faculdade não aprendemos nada. Mais uma vez tive que estudar e pesquisar, ler o processo com muita atenção para buscar nulidades e etc.
Enfim, fiz a petição de resposta à acusação e peticionei. O juiz não aceitou nenhum dos meus pedidos, já fiquei me sentido péssima, pois esperava um desfecho em favor da defesa.
Foi marcada a audiência de instrução e julgamento para dali a 30 dias. Fiquei apavorada, pois tinha que fazer as alegações finais ORAIS, meu Deus, como vou fazer defesa oral? Fui assistir audiências para ter ideia do que me esperava, foi ai que descobrir que os advogados não fazem defesa oral, eles apresentam suas alegações em um pen drive. Não entendi como eles poderiam fazer isso, já que o rito do CPP diz que as alegações finais são orais. Fui pesquisar e descobrir que o rito nem sempre é seguido como manda o CPP.
Estudei e me preparei para a audiência. Alguns advogados me perguntaram: por que você estava tão preocupada com a audiência já que seu cliente é da defensoria? Respondi que não importa se o cliente é particular ou da defensoria, temos sempre que fazer o melhor trabalho possível.
A audiência correu bem até chegar a hora das alegações finais orais. Fiquei nervosa esqueci tudo, foi um horror, mas no fim o juiz aplicou a pena mínima e meu cliente está cumprindo a pena em liberdade. O que a defensoria me pagou pelo meu trabalho não deu nem para pagar meu aluguel, mas valeu o aprendizado.
Assim passei por minha primeira audiência.

Postar um comentário

0 Comentários