manchetes

Conheça, no Memorial da Feira, os 10 intendentes de Feira de Santana


De 1890, logo depois da Proclamação da República, até 1930, quando Getúlio Vargas assumiu o poder pela primeira vez, os prefeitos dos municípios brasileiros eram conhecidos como intendentes. Nesse período Feira de Santana teve dez intendentes. Os mais conhecidos são Agostinho Fróes da Motta, Bernardino Bahia e Arnold Silva, responsáveis por obras marcantes na cidade, como os prédios da prefeitura, do Mercado de Arte Popular, e do Centro Universitário de Cultura e Arte. Mas os outros também deixaram suas marcas na história feirense, uns com mais, outros com menos relevância.
 
A história dos dez intendentes de Feira de Santana está sendo contada pelo professor Raimundo Gama, em vídeo exibido no Memorial da Feira, portal mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. O vídeo pode ser visto na seção Panoramas da Feira (CLIQUE AQUI).
Lançado em 7 de outubro do ano passado, o portal Memorial da Feira trará uma novidade nos próximos dias: a reformulação da seção de fotografias. As seções serão enriquecidas com novas fotos, obtidas junto a diversos acervos particulares, e estão sendo editadas obedecendo-se à ordem cronológica, com a intercalação de textos explicativos, dando-lhes contextualização histórica e salientando a importância de muitas delas para a memória afetiva da cidade. 
Para isso estão sendo usados textos, entre outros, de Rollie Poppino, considerado até hoje o principal historiador de Feira de Santana; do escritor e poeta Eurico Alves Boaventura, que escreveu importantes crônicas sobre o homem e a paisagem urbana da Feira antiga; do arquiteto e artista plástico Juraci Dórea, que lançou recentemente um livro sobre a arquitetura eclética dos prédios antigos de Feira de Santana; e do memorialista Antonio Moreira Ferreira, conhecido como Antonio do Lajedinho, que conta saborosas lembranças da Feira na primeira metade do século XX. 
O portal Memorial da Feira pode ser visto pela internet no site www.memorialdafeira.ba.gov.br .

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.