Como o advogado iniciante pode se diferenciar no mercado?




O Brasil já tem mais de 1,1 milhão de advogados cadastrados na OAB e isso tem total relação com o grande número de cursos de Direito no país. De acordo com o portal E-mec, há mais de 1.600 cursos em atividade. A quantidade de cursos disponíveis no país talvez explique a grande quantidade de bacharéis e advogados no mercado brasileiro. Diante de tantos concorrentes fica sempre a pergunta “Como se destacar no mercado e se tornar autoridade no início da carreira?”.

Normalmente o advogado iniciante quer atuar no máximo de processos possíveis para conseguir rentabilidade e muitas vezes não planeja com calma a estrutura da sua carreira. Muitos abrem sociedades ou começam o trabalho em escritórios de terceiros como advogado júnior ou associado. Por isso, listei algumas dicas de marketing jurídico para profissionais que estão começando as suas carreiras e ainda não tiveram a oportunidade de alinhar um plano de ação com base no futuro. Confira:
Qual o seu objetivo? ser um advogado autônomo, ter uma sociedade, trabalhar em um escritório renomado, ser professor acadêmico, ser consultor, prestar concurso público? Esse é o primeiro ponto que você deve analisar antes de começar algo, e essa análise é válida para qualquer profissão. Identificar o que você quer da sua vida é um passo muito importante para a construção de uma carreira sólida e de sucesso.
Especializar-se em áreas de atuação promissoras: não dá para ser bom em tudo, por isso é necessário especializar-se e escolher áreas de atuação que sejam promissoras no cenário brasileiro. É importante ter um olhar à frente e analisar os setores que tendem a crescer e precisarão de profissionais especializados.
A área da tecnologia tem aberto espaço para projetos inovadores desenvolvidos por Lawtechs e Legaltechs no Brasil. São projetos voltados à gestão de escritórios e departamentos jurídicos, softwares para automação, financeiro, controle processual e gestão de documentos, redes profissionais jurídicas, softwares voltados à resolução de conflitos e muitos outros produtos. Eu mesma, como profissional de marketing jurídico, utilizo a rede social Linklei, que é uma Lawtech com vários recursos como conteúdos sobre tecnologia, networking, peças e modelos de ação, grupos de discussão para resolução de dúvidas, perfil para divulgação de serviços, dentre outros. A rede disponibiliza espaço para divulgação de oportunidades de estágio para acadêmicos de direito, conteúdos relevantes, além de ter curadoria de talentos e muitas outras funcionalidades. Clique aqui para conhecer melhor o Linklei.
Fique atento ao mercado da sua cidade: identifique quais segmentos estão em destaque e quais demandas são exploradas na região. A economia da cidade gira em torno de quais produtos e serviços? É importante diversificar os estudos e aprender sobre gestão, empreendedorismo, finanças, marketing, inovação e outras matérias que podem acrescentar muito no seu currículo.
Construa um posicionamento assertivo no mercado: sabe aquela velha frase de quem não é visto não é lembrado? Ela é coerente com a realidade corporativa e sempre fez parte do vocabulário de muitas pessoas. Porém, com a ascensão digital essa frase passa a ter um maior peso. A concorrência no mundo digital está cada vez maior e se você não estudar métodos apropriados para o seu negócio e carreira os resultados tendem a não aparecer.
Por exemplo, no marketing digital não basta apenas ter perfis nas redes sociais e ser mais do mesmo. Se você não se diferenciar e estabelecer uma comunicação eficaz com o seu grupo de personas, eles tendem a procurar o colega do lado. Por isso, tenha em mente que é necessário um conjunto de ações para você ter sucesso no mercado, ações voltadas tanto para o offline quanto ao online.

Algumas ações estratégicas para crescimento da marca e carreira:
- Participação em eventos que estejam relacionados ao que você está buscando. Analise antes de se inscrever em um evento se terá cunho estratégico para o seu negócio. O seu grupo de personas estará lá? Se você busca uma recolocação, esse evento será sobre isso e terá headhunters e empresas que possam contribuir para o seu crescimento? Você precisa analisar de acordo com os seus interesses. É claro que você irá aprender algo novo no evento e isso acrescentará no seu currículo e carreira, no entanto, é importante identificar eventos estratégicos para obter melhores resultados.
- Ministrar palestras, aproximação com associações e entidades de classe, participar de comissões são ações que melhoram o networking no mercado e possibilitam parcerias e oportunidades para a carreira e negócios.
- Produzir conteúdo para as redes sociais, blogs, sites é fundamental hoje em dia. Mostrar ao mercado que você entende sobre determinados temas lhe tornará autoridade no que você faz. Não deixe a rotina operacional tomar conta da sua vida, organize na sua agenda um dia na semana para produzir conteúdo de qualidade para o seu público-alvo. Produzir conteúdo é gratuito, você pode utilizar todas as ferramentas que a internet disponibiliza para publicar os seus textos, vídeos e podcasts. Lembre-se que para criar reputação no mercado, além de prestar um bom atendimento aos clientes é importante construir memória, através da produção intelectual conseguirá expor ao mercado que você é bom no que faz. Aprenda mais sobre Produção de Conteúdo na Advocacia no meu curso online.
- Construa uma rede eficaz de networking online e offline. As indicações fazem parte do processo de crescimento da marca e além de ser indicado você precisa ter fãs. Exatamente, você precisa construir uma rede de contatos e transformar essas pessoas em admiradores, pois só assim elas irão indicar o seu trabalho. As pessoas indicam quem elas gostam e confiam. Você indicaria uma pessoa sem ao menos saber o quão boa ela é naquilo que faz? Pois então, você precisa construir uma rede sólida de admiradores e parceiros para conseguir as tão sonhadas recomendações.
- Utilize as redes sociais para divulgar o que você faz, de forma ética e eficaz. Seja autêntico na divulgação de conteúdos que façam sentido para o grupo de personas e que seja estratégico para o seu escritório jurídico ou para a sua carreira. Identifique qual rede social se comunica melhor com o perfil de público-alvo que você busca alcançar e fique atento aos formatos de conteúdo e de comunicação junto aos seguidores. Conheça o Curso online Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos.
Essas são algumas dicas que podem fazer a diferença na construção da sua marca no mercado.
Lembre-se que o trabalho de fidelização da marca demanda tempo, disciplina, consistência e que a organização das ações em um plano de ação é fundamental para a efetividade delas.
Artigo originalmente publicado no Linkedin. Em caso de compartilhamento, por gentileza, citar a autora do artigo: Maiara Trombini.

Olá, me chamo Maiara Trombini!
Sou empreendedora, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico. Também ministro Treinamentos e Cursos online. Atuo há mais de 10 anos na área de marketing e comunicação. Resolvi empreender em 2016 e foi a melhor a decisão da minha vida. Lancei nos últimos dois anos os cursos presenciais e online Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos e Produção de Conteúdo na Advocacia. Já passaram pelos meus cursos e palestras mais de 1.400 profissionais alcançando mais de 600 escritórios jurídicos. Também sou idealizadora do Canal no Youtube Marketing Jurídico na Prática.
Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.maiaratrombini.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram Facebook Youtube Linkedin
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