manchetes

Fotografias do Colégio Santanópolis, referência em educação por mais de cinco décadas, são exibidas no Portal Memorial da Feira


Durante 51 anos, entre 1933 e 1984, o Ginásio, e depois Colégio Santanópolis foi uma das principais referências do ensino em toda a Bahia, a maior do interior do estado, tendo sido responsável pela formação de inúmeras personalidades de destaque nos campos das artes, da política, das profissões liberais e da administração pública. Por ele passaram nomes como o pintor Raimundo de Oliveira, o cineasta Olney São Paulo, o líder espírita Divaldo Franco, o escritor e ministro da Educação Eduardo Portela, o advogado Hugo Navarro, e os prefeitos de Feira de Santana Joselito Amorim, João Durval Carneiro, Colbert Martins da Silva, Newton Falcão, José Falcão da Silva, José Raimundo Pereira e José Ronaldo de Carvalho.

Fundado e dirigido pelo educador e político Áureo Filho, o Santanópolis, que funcionava em ampla área em torno da Prefeitura, destacava-se não apenas no setor estritamente educacional,  mas também nas atividades artísticas e esportivas. Vários aspectos dessas atividades podem ser vistas em mais de cem fotografias que estão sendo exibidas no Memorial da Feira (portal mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social), na seção Fotos da Feira.
Pertencentes, em sua grande maioria, ao acervo de Evandro Oliveira, filho de Áureo Filho e que também foi diretor do colégio, as fotos mostram as instalações do Santanópolis, com destaque para uma sala de aula de artes plásticas, os desfiles dos seus estudantes em comemorações cívicas, a participação de seus atletas em competições esportivas, e a formatura de vários dos seus alunos em diversas solenidades de colação de grau.
Muita gente que estudou no colégio, ou que teve parentes e amigos que nele estudaram, vão se reconhecer ou identificá-los nessas fotos. Elas não estão legendadas com a identificação das pessoas, pois a grande maioria não está identificada no acervo de Evandro Oliveira, por isso a coordenação do portal preferiu não nomear apenas algumas pessoas, mesmo sabendo, em muitos casos, de quem se trata.  Preferiu contar com a colaboração do público, que poderá participar do portal identificando cada pessoa de cada foto, através do email memorialdafeira@gmail.com. Para isso, o interessado se identifica a si próprio, descreve a foto ou as fotos que escolheu e nomeia as pessoas conhecidas (características e posição na foto), com o seu nome completo e, se possível, se ainda estiver vivo, a atual profissão. A colaboração será mencionada na legenda de cada foto. Espera-se, com isso, que seja identificado o maior número possível de pessoas que aparecem nas fotografias.
Brevemente o Memorial da Feira publicará também um vídeo sobre a história do Santanópolis. O portal pode ser acessado na internet pelo endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br.

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.