manchetes

Documentário que mostra desenvolvimento de Feira de Santana na década de 60 é a nova atração do Portal Memorial da Feira


Os marcos de desenvolvimento de Feira de Santana, no início da década de 1960, quando a cidade era governada pelo então prefeito Francisco Pinto. É o que mostra o vídeo “Princesa do Sertão”, um novo documentário institucional que está sendo exibido no portal Memorial da Feira, mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. (Assista neste link)

Com pouco mais de 11 minutos de duração, produzido por Indiofilme do Brasil e catalogado pela Fundação Senhor dos Passos, o vídeo apresenta imagens de Chico Pinto, no seu quinto mês de governo, em 1963, inaugurando escolas com Eduardo Fróes da Motta e o então vereador Colbert Martins da Silva; e recebendo a visita do então senador e ex-presidente Juscelino Kubistchek.
Traz ainda aspectos importantes da economia do município, como o beneficiamento do fumo para exportação, “com três armazéns empregando mais de 8 mil pessoas”; o Frigorífico Carvalho, “maior frigorífico do Brasil, excetuando-se os do Rio Grande do Sul”; a industrialização de cal, com matéria-prima extraída em jazidas de Euclides da Cunha; a indústria de madeira, com a produção mensal de cerca de 30 carrocerias de caminhão por uma única serraria; e a tradicional Oficina Pernambucana, fundada em 1946, “uma das maiores do Nordeste, com quarenta máquinas modernas, entre as quais se encontra o contornador de fresagem interna para máquinas de todos os tipos”.
O vídeo mostra também a força da pecuária intensiva, representada pela Fazenda Engenho Velho, com seus plantéis de gado nelore e de cavalos manga-larga e ingleses puro-sangue; o Colégio Santanópolis, “cuja orientação pedagógica obedece à diretriz do educador e deputado Áureo Filho, que imprime em seu estabelecimento um moderno sistema de educação”; o já pujante comércio da cidade, com destaque para a Casa Pimenta, “especializada em brinquedos e artigos plásticos em geral”; e a frota de ônibus que transportava passageiros para Salvador “em confortáveis veículos que chegam e partem em horário regular”.
O vídeo “Princesa do Sertão” pode ser visto na seção Relíquias da Feira do portal Memorial da Feira. Para isso, basta acessar o portal pela internet, no endereço www.memorial.ba.gov.br.

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.