variedades

161 casos de câncer predominantes em homens já foram registrados em 2019


Com o início do mês de novembro, começam as ações da mobilização da campanha Novembro Azul, voltada para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. Em Feira de Santana, foram registrados 150 casos de câncer de próstata e 11 casos câncer de pênis esse ano. As ações estarão em pontos como empresas, campos de futebol, postos de gasolina.


Segundo a enfermeira referência em Saúde do Homem, Isabela Machado, foram registrados, de janeiro a agosto, 150 casos de câncer de próstata. Sobre o câncer de pênis, em 2018 houve oito casos, e esse ano, de janeiro a agosto, já teve 11 casos. Apesar dos números, não há um perfil de homens com esse tipo de doença, assim como também não há uma faixa etária recorrente. “O que a gente chama atenção é que esse é um câncer ligado à higiene íntima.

São fatores externos, diferente do câncer de próstata na maioria das vezes que é muito ligado a fatores genéticos, ele está ligado à higiene pessoal mesmo, o que o torna previsível”, explica.

Para mudar essa realidade, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem feito ações e campanhas, principalmente nos distritos, com foco em educação e saúde. “Sabemos que nessas regiões falta água e isso acaba levando a uma negligência na higiene. O Ministério da Saúde, desde o ano passado, tem realizado campanhas para diminuir o índice de câncer de pênis no Brasil, porque é considerado um câncer crescente em países subdesenvolvidos. Então o Brasil não era para estar fazendo parte”, conta Machado.

Sobre a campanha do Novembro Azul em si, a enfermeira explicou que haverá ações fora das unidades de saúde. “Estamos fazendo busca ativa desses homens. Não estamos atendendo só nas unidades, temos ido a locais onde tem uma concentração maior do público alvo como empresas, postos de gasolina, campos de futebol, entre outros. Porém, as nossas unidades também estão abertas para quem quiser sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, onde estamos solicitando todo tipo de exames voltados a saúde do homem”, comenta Isabela.

É importante frisar que independente da idade, os homens precisam se cuidar. “Nós estamos abertos o ano todo. Os homens não precisam esperar o Novembro Azul para se dirigirem a uma unidade”, conclui.
Fonte: Jornal Folha do Estado

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.