variedades

Semana de Responsabilidade Social da UniFTC registra mais de 4mil atendimentos


Os números falam por si só. Foram mais de 4 mil atendimentos em todas as áreas, 270 alunos e 62 professores envolvidos, com o apoio de 82 parceiros de várias instituições públicas, entidades não governamentais e empresas e mais de 50 tipos de serviços, além de palestras e atividades socioeducativas. Durante a Semana de Responsabilidade Social, encerrada sexta-feira (28), o Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana levou a sua marca em praticamente toda a cidade.


Escolas públicas, unidades de saúde e equipamentos de assistência social foram os espaços contemplados pelas ações de responsabilidade social ao longo da semana. Na programação, palestras sobre temas da atualidade, como violência doméstica, prevenção da saúde bucal e do suicídio – como parte da campanha Setembro Amarelo – e projetos de atividade física voltados para a terceira idade, jovens e crianças. Todos os colegiados de cursos tiveram participação efetiva nas ações fora do campus.


Pessoas de todas as idades foram contempladas pelo projeto este ano, que começou no dia 21, um sábado, na praça Santo Antônio dos Prazeres, no bairro que leva o mesmo nome. A comunidade respondeu afirmativamente a todo tipo de atendimento prestado por professores e alunos da Instituição, seja atendimento jurídico, orientação sobre saneamento básico e meio ambiente, elaboração de currículo, oficina de temperos naturais e escovação de dente supervisionada, dentre muitos outros.


De assistência na área de saúde, informações nutricionais, vacinação de animais, palestras sobre suicídio – teve até distribuição de abraços – a corte de cabelo, limpeza de pele, oficinas de pintura e atividades recreativas, os moradores tiveram acesso a tudo. Alguns ganharam até cestas básicas, distribuídas pela Maçonaria, que este ano garantiu a participação de 14 lojas, e outros se divertiram nas atividades físicas. Teve ainda sessões de massoterapia e orientações sobre bem-estar animal.


A estudante Dhara Leite, do 6º semestre de Biomedicina, sempre participa das ações, mas garantiu que este ano foi diferente, “talvez pela energia do lugar”. Já Alysson Santos Oliveira, que cursa o 3º semestre de Psicologia, se destacou com a sua campanha para promover sorrisos, que encantou até a diretora da Instituição, professora Marcly Amorim Pizzani. Além de sorriso e abraço, as jovens Francileide Marta de Jesus e Juliana de Jesus ganharam massagem, corte de cabelo e limpeza de pele.

Moradora do bairro e membro de uma família que ao longo dos anos participa e promove ações sociais e culturais, Solange Cerqueira de Almeida lembrou que a mãe, Dilce, aos 82 anos, faz parte do Projeto FTerCeira Idade. Juntas, elas promovem atividades culturais ao longo do ano e, no Dia da Responsabilidade Social ganharam a parceria da Maçonaria. “Só temos a agradecer à FTC, que sempre proporcionou grandes projetos de inclusão para a comunidade”, afirmou. 

De acordo com Luciano Portugal, Venerável da Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União, a parceria entre Maçonaria e UniFTC existe “desde sempre”. Ele entende que assim é que deve ser, partindo do princípio de que “toda ação é social” e perpassa pela capacidade de doação. Esse é também o pensamento de Vera Lúcia de Lima Torres, presidente da Associação de Moradores de Santo Antônio dos Prazeres (AMOSAP), que entende que as ações servem para conscientizar as pessoas. “É um privilégio contar com a parceria da UniFTC”, frisou.

O Exército, Maçonaria, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Associação de Moradores foram os grandes parceiros “que contribuíram de forma decisiva para viabilizar o projeto no bairro Santo Antônio dos Prazeres”, conforme destacou a professora Celi Mendes Rios, assessora pedagógica da Instituição e coordenadora das ações. Vale lembrar que a Responsabilidade Social não ocorre somente nesse período, mas de forma continuada.

Celi Rios afirmou que um dos destaques do projeto foi o compromisso dos participantes, todos movidos pelo mesmo objetivo. Marcaram presença nas ações, no dia 21 e ao longo da semana, coordenadores, alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Psicologia, Odontologia, Direito, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Ciências Contábeis, Farmácia, Biomedicina, Administração e Sistemas da Informação, mais o Centro de Carreiras.

Fonte: Ascom/FTC

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.