temas jurídicos

Sustentação Oral: Você sabe o que é? Você utiliza deste artifício?


A sustentação oral é um complemento da defesa dos interesses do cliente.
Nela o advogado tem a oportunidade de sustentar oralmente as razões do seu recurso, ou as contrarrazões do recurso da parte contrária, no dia do julgamento perante os tribunais ou, ainda, perante a turma recursal dos Juizados Especiais.

Contudo, referido artifício não é utilizado por todos os profissionais, sendo opção por exceção dos advogados.
Questiona-se o motivo pela baixa utilização deste artifício, cujas respostas são variadas, dentre as quais cita-se a principal: “é um artifício inútil, uma vez que os votos já estão prontos”!
Ora, desculpem-me quem pensa dessa maneira, mas quem tem experiência na realização de sustentação oral pode dizer com propriedade que referido pensamento não deve prevalecer.
Seja pelo fato de que ainda que os votos estejam prontos (e de fato estão, haja vista a designação do julgamento), há a possibilidade de alteração do que fora decidido naquele momento ou, ainda, pela realidade de que alguns detalhes importantes e imprescindíveis tenham passado “batido” e naquele momento despertem o interesse dos julgadores.
No nosso escritório proferimos sustentação oral EM TODOS OS PROCESSOS, do mais simples ao mais complexo, salvo raríssimas exceções.
Isso faz com que as sustentações orais sejam cada vez mais aperfeiçoadas, visto que só a prática leva à perfeição e, acima de tudo, temos a certeza de que empregamos todos os artifícios e esforços necessários na busca pela satisfação dos nossos clientes.
E acreditem: em uma das incontáveis oportunidades em que tivemos a chance de verificar a importância do referido procedimento a indenização por danos morais fixada em uma das nossas ações foi majorada NA HORA de R$10.000,00 (dez mil reais) para R$40.000,00 (quarenta mil reais), pelo simples fato de termos destacado detalhes importantes na tribuna.
E você, faz sustentação oral nas ações em que atua? Conte-nos a sua opinião!
Para saber mais, visite o nosso site www.almeidacarvalho.com.br, acesse as nossas redes sociais (@almeidacarvalhoadv) ou entre em contato carla@almeidacarvalho.com.br

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.