manchetes

Curso ofertado pela Unamacs incentiva o plantio de alimentos orgânicos


O aprendizado teórico aliado à prática de como fazer uma horta orgânica é a proposta de mais um curso desenvolvido pela Unamacs (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável), que foi iniciado na manhã desta terça-feira, 13, para representantes de associações comunitárias, creches e alunos do Sesc. 

Com o tema “Horticultura: Sistemas Sustentáveis”, o curso será executado em seis módulos. A Unamacs está integrada ao Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam). 
O facilitador do curso, Heber Moraes (foto), destacou três itens considerados essenciais para o plantio de alimentos orgânicos: sol (luz), insumo e espaço. “Além da boa vontade”, acrescentou. Citou alguns alimentos de fácil cultivo, como alface, quiabo, pimentão e o tomate. 
“O alimento orgânico é mais saudável, mais saboroso e apresenta maior durabilidade”, afirmou. Ainda de acordo com Heber Moraes, nas etapas finais os participantes terão oficinas onde vão preparar sanduiches e saladas a partir desses alimentos.
A coordenadora do Ensino Fundamental I do Sesc, Joseni Carvalho (foto), considerou que o curso “Horticultura: Sistemas Sustentáveis” vai somar às atividades já desenvolvidas pela instituição. “Já incentivamos e promovemos aos alunos a alimentação saudável. A proposta desse curso vai ampliar o aprendizado e reforçar o conteúdo já aplicado”, considerou. 
Essa  primeira etapa foi realizada no auditório do Sesc e contou também com a participação de professores, que serão responsáveis em desenvolver os conhecimentos de horta de forma interdisciplinar com os alunos. Coordenadora da Unamacs, Elizângela Lucena, também acompanhou a atividade. 
Oficinas e cursos
O diretor de Educação Ambiental, Hiram Freire, afirma que o cronograma completo de atividades da Unamacs referente aos meses de agosto, setembro e outubro já pode ser acesso através do site oficial da Prefeitura, por meio do endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br. Mais informações através do Departamento de Educação Ambiental da Semmam, através do número (75) 3322- 9318.

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.