temas jurídicos

Advogado, qual o seu público-alvo? Dicas para alavancar sua advocacia

Sei que a frase soa um pouco abstrata mas, pessoalmente, considero completamente aplicável à advocacia.
O público-alvo, ou personas, como prefere chamar Rafael Rez, constitui o conjunto de pessoas que contratam seus serviços. Em suma, trata-se de quem consume seu produto ou, no caso da advocacia, quem contrata seus serviços.

Por exemplo, é intuitivo observar que um advogado previdenciarista será contratado, majoritariamente, por pessoas de mais idade (idosos), que enfrentam mais problemas previdenciários.
É evidente que as regras não excluem exceções.
Pois bem, explicado o conceito inicial, te faço esta pergunta, advogado. Qual o seu público-alvo? Quem contrataria seus serviços com habitualidade?
Resultado de imagem para dvida
Saber identificar o público-alvo, suas necessidades, como se vestem e onde trabalham é fundamental para o desenvolvimento de seu marketing jurídico, essencial para "captação" de clientela.
A partir da compreensão do seu público-alvo, será possível desenvolver estratégias de marketing como o marketing de relacionamento ou mesmo o marketing de conteúdo. Escrevei outros artigos detalhando estes conceitos.
Neste contexto, advogado, não adianta fazer marketing para crianças quando se advoga para idosos. Compreender exatamente seu público-alvo é fundamental para definição de uma estratégia de busca de clientela, respeitando, é óbvio, os limites do Código de Ética.
A crescente concorrência da advocacia não abre espaço para o empreendedor amador. Cada vez mais, é necessário ter conhecimentos em marketing e empreendedorismo para caminhar com segurança na advocacia.

Saiba os traços de seu público-alvo.

Irei lançar aqui algumas características que considero que o advogado deva saber acerca de seu público-alvo. Elas foram retiradas do Livro Marketing de Conteúdo, de Rafael Rez.
1) Faixa etária: qual a idade de seu público?
2) Salário: quanto ele recebe, em média?
3) Localização Geográfica: Onde ele está?
4) Educação: qual o nível de educação?
5) Para onde seu público pretende seguir? Que interesses o movem?
Resultado de imagem para dvida
Se trata, inequivocamente, de apenas um começo no estudo de sua persona, de seu público-alvo ou, como preferem alguns, de seu avatar.
Conhecer para quem se trabalha é fundamental para definição de uma estratégia de marketing eficaz. Lhe faltam clientes? Pois bem, em certa medida, esta situação pode ocorrer em virtude da ausência de uma estratégia de marketing eficaz, ou, em última medida, pela ausência de definição de um público-alvo.
Gostaram? Espero que tenha sido útil para cada um de vocês.
Conheçam meu site, no qual posto artigos jurídicos, clicando aqui.

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.